Compartilhe:

Qual a diferença entre uma construtora e uma empreiteira?

Precisa construir uma nova edificação, mas tem dúvidas se precisa contratar uma construtora ou empreiteira? Saiba que apesar de ambas atuarem na construção civil, possuem grandes diferenças.

Não é incomum que as pessoas confundam os termos construtora ou empreiteira. Alguns podem até usar os dois termos de forma intercambiável, considerando que os dois trabalham juntos e seus papéis geralmente se sobrepõem. No entanto, há uma diferença, principalmente para quem tem um projeto complexo pela frente.

Para explicar as diferenças, e lhe auxiliar a tomar sua melhor decisão, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é uma construtora?

Uma construtora é uma empresa contratada para planejar e coordenar todas as atividades de construção. Ela é responsável ​​por todo o projeto, inclusive determinando as melhores maneiras de concluí-lo dentro do prazo e orçamento especificados.

Além disso, conta com uma equipe altamente qualificada de engenheiros e/ou arquitetos, que têm a função de elaborar o projeto e acompanhar o desenrolar da obra. Ou seja, dão toda a garantia que a edificação preenche todos os requisitos de segurança.

Entre as responsabilidades da construtora, estão:

Planejamento do projeto 

A primeira responsabilidade de uma construtora é criar um plano de projeto que descreva todas as atividades a serem realizadas. Essas atividades também terão distribuições de tempo para ajudar o projeto a cumprir os prazos especificados.

Gerenciamento do projeto 

As construtoras também são responsáveis ​​pelo gerenciamento do projeto, incluindo contratação de pessoal, compra de materiais, aluguel de equipamentos e gerenciamento de pagamentos.

Acompanhamento do projeto

Essa tarefa é essencial, porque ajuda a equipe de construção a concluir o projeto de acordo com os cronogramas especificados. O rastreamento envolve monitorar o progresso e fazer as alterações necessárias para manter tudo dentro do cronograma.

Questões Regulamentares e Legais 

A construtora também pode supervisionar todas as questões legais e burocráticas, incluindo as autorizações e licenças e a cobertura de quaisquer impostos aplicáveis.

Leia também::: Como fazer a gestão sustentável da água no canteiro de obras

E a empreiteira?

A empreiteira, em contrapartida, é contratada pela construtora para realizar determinado serviço de construção civil. Pode por exemplo ser a responsável pela construção de paredes, pela instalação de pisos cerâmicos, pela área hidráulica ou elétrica, entre outros.

Ou seja, de modo geral podemos dizer que a empreiteira será a responsável pela execução da obra propriamente dita, seguindo o projeto estabelecido pela construtora. 

E de modo geral, as empreiteiras são especializadas em determinado segmento, sendo necessário contratar várias delas ao longo de uma obra civil.

Leia também::: Diferença entre obras industriais e residenciais

E qual escolher?

Como fica claro, ao iniciar um projeto de construção, o ideal é contratar uma construtora, que ficará responsável pela execução completa do trabalho, incluindo projetos e alvarás necessários.

E caberá à construtora terceirizar eventuais áreas que não executa com empreiteiras, para soluções pontuais dentro do projeto de construção.

Esperamos que tenham compreendido as diferenças entre construtora ou empreiteira e, caso precise de uma empresa de referência para lhe auxiliar com sua obra, conte com a M2A Engenharia. 

Para falar com nossos consultores e conhecer mais sobre nossos trabalhos, clique aqui!