Compartilhe:

Você sabe o significado de cada cor nos tubos da instalação hidráulica?

As cores dos tubos em um projeto hidráulico significam muita coisa. Desde transportar água para a torneira da cozinha até entregar resíduos ao sistema de esgoto. 

Esses tipos de sistemas de drenagem e entrega existem desde os tempos antigos. Os gregos usavam tubos de barro para transportar água para casas e prédios públicos. No início do século XX, materiais como ferro fundido, cobre e aço galvanizado tornaram-se mais populares. 

À medida que nossa compreensão do envenenamento por chumbo se desenvolveu, as coisas evoluíram ainda mais. Hoje, existem muitos tipos diferentes de tubos disponíveis, cada um usado para servir a um propósito específico. Esta lista é composta por tubos de PVC, PEX, ABS, cobre e aço galvanizado e ferro fundido. 

Mas em uma instalação hidráulica, mais que tipo, é preciso conhecer as cores dos tubos, para saber qual a função de cada um. Quer aprender mais sobre o tema? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Tubos de PVC

Os tubos de policloreto de vinila (PVC) são os mais comuns em uma instalação hidráulica. São usados ​​como parte de uma pia, vaso sanitário ou linha de drenagem do chuveiro. 

Sua tubulação plástica é ideal para esse tipo de uso, pois protege a água da ferrugem e da corrosão melhor do que outros tipos de tubulação. Essa capacidade também torna o tubo de PVC incrivelmente durável. A menos que estejam sujeitos a algum tipo de dano, os tubos de PVC durarão indefinidamente.

O tubo de PVC também é capaz de lidar com a alta pressão da água. É por isso que também pode servir como a principal linha de abastecimento de água de uma edificação. Também é um material mais leve, tornando-o mais fácil de trabalhar do que as opções de tubulação de aço galvanizado mais tradicionais. 

Os tubos de PVC também contêm um revestimento interno liso, que protege contra o acúmulo de sedimentos e os torna mais resistentes a bloqueios.

Leia também::: Tipos de fundação na construção civil: saiba quais são

Tubos de CPVC

O CPVC  (cloreto  de polivinila clorado ) é um derivado do PVC com maior cloração. O CPVC é uma cor amarela característica.

A principal vantagem dos tubos de CPVC sobre o PVC é que eles  suportam altas temperaturas e podem transportar água quente e fria. O CPVC também tem uma gama mais ampla de usos do que o PVC, oferecendo um diâmetro externo semelhante ao do tubo de cobre. É o sistema ideal para aplicações de água de processo industrial. Eles geralmente são mais acessíveis do que os tubos de metal.

Eles têm taxas de fluxo ideais, são o sistema perfeito para aplicações de água de processo industrial. Facilidade de instalação, pouca ou nenhuma manutenção e garantem segurança de instalação e operação

Tubos PEX

Os tubos de polietileno reticulado, também conhecidos como PEX, são frequentemente utilizados em caldeiras e sistemas de aquecimento de água.

Os tubos de polietileno reticulado começaram a se popularizar devido à sua capacidade de suportar diferentes tipos de temperatura e à facilidade de manuseio e instalação. O polietileno reticulado é um material translúcido. 

Têm as mesmas características dos tubos de CPVC, mas suportam temperaturas muito mais elevadas. Além de sua resistência a altas temperaturas (até 110 ºC) possuem alta resistência ao impacto. 

Contam ainda com boas propriedades isolantes e resistentes a mudanças bruscas de temperatura. 

O que significa a cor nos tubos?

A cor nos tubos é orientada pela NR-26 – Sinalização de Segurança, do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com a norma regulamentadora, as cores devem ser adotadas para a segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.

Nas indústrias, um dos principais usos das cores é a identificação das tubulações para evitar acidentes com os trabalhadores. Para isso, existe a NBR-6493, da ABNT, que orienta sobre o emprego de cores para a identificação de tubulações fixas em casos de canalização de fluidos, substâncias perigosas, material fragmentado ou condutores elétricos.

Para isso, usa-se o Sistema de Cores de Munsell.  O professor Albert H. Munsell criou este sistema no século XX, que hoje é utilizado de forma a possibilitar um arranjo tridimensional das cores num espaço cilíndrico de três eixos e que permite especificar uma determinada cor através de três dimensões.

Alumínio

Em áreas industriais, indica gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade.

Amarelo

Em instalações prediais indica gás, ou gases não-liquefeitos nas instalações industriais.

Azul

Identificam ar comprimido nas instalações industriais.

Branco

Em instalações prediais, identificam as passagens de ar comprimido.

Cinza claro

São usados para identificar onde há vácuo nas instalações industriais.

Cinza escuro

São usados para conduzir eletricidade como eletrodutos.

Laranja

Indicam água quente nas instalações prediais, ou de produtos químicos não gasosos nas instalações industriais.

Marrom

É usado para indicar água pluvial em prédios, ou materiais fragmentados em indústrias.

Preto

É usado nos prédios para indicar as linhas de escoto, e de materiais e combustíveis de alta viscosidade nas indústrias.

Verde

São as linhas de água potável, tanto nas instalações industriais quanto residenciais e comerciais.

Vermelho

Indicam os canos usados para o sistema de combate à incêndios.

Leia também::: Sistemas construtivos: conheça os 5 principais e suas características

Fique atento a sua obra

Como viu, há diferentes tipos de material, indicados para cada uso em uma instalação hidráulica. Além disso, a diferença no material utilizado em tubos faz toda a diferença em uma obra.

Além disso, a cor nos tubos ajuda a identificar sua função, permitindo que no futuro um eventual reparo seja mais facilmente executado. É por isso que durante o projeto hidráulico — bem como a execução — precisa seguir as cores usadas como padrão.

Por fim, esperamos que tenham gostado do artigo sobre o significado de cada cor nos tubos da instalação hidráulica e, para saber mais sobre o tema, confira o artigo “Instalações hidráulicas na obra: tudo o que você precisa saber”.