Tecnologia na construção civil: conheça as tendências
A tecnologia na construção civil vem ganhando cada vez mais espaço, e com ela novas tendências vem surgindo. O resultado são construções mais rápidas, seguras e sustentáveis.
A pandemia COVID-19 mudou a forma como a indústria da construção faz negócios, desde a programação de projetos até a contratação de trabalhadores e reuniões com clientes.
Os crescentes custos de construção e a escassez de mão-de-obra e material persistem, desafiando a indústria a inovar em novas ideias, enquanto regulamentações mais rígidas contribuem para uma margem reduzida de erro e desperdício.
No artigo abaixo, separamos quais as tendências que se projetam para o setor, que tem a tecnologia na construção civil sua principal aliada. Confira.
Impressão 3D
Nenhuma tecnologia reduz a densidade do trabalhador no local de trabalho (para o bem e para o mal) como a impressão 3D. No canteiro de obras, é essencialmente um grande bocal que coloca metodicamente concreto em estacas verticais de acordo com um projeto programado.
Este método já está em uso comercial em todo o mundo e deve crescer rapidamente. Recentemente, uma empresa de construção residencial 3D arrecadou US$ 35 milhões após imprimir um bairro inteiro no México.
Construção Modular
A construção modular e a construção pré-fabricada, que já estavam em constante ascensão, devem ter um grande aumento no interesse na era pós-pandemia. Tanto o processo de fabricação quanto o resultado são perfeitamente adequados para a época.
Edifícios já são construídos de forma a promover baixa quantidade de trabalhadores. A fabricação é feita em edifícios enormes e arejados, com bastante espaço para distanciamento.
Leia também::: Empresa de construção civil em São Paulo: Como escolher?
Tecnologia de Projeto
A tecnologia de design já foi uma tendência de construção popular antes da pandemia e simplesmente não há como pará-la ou interrompê-la. A promessa de construir o edifício em um espaço virtual antes de construí-lo na vida real é muito grande para ser ignorada por designers ou empreiteiras.
Para arquitetos, o Building Information Modeling (BIM) assumiu o controle da indústria, substituindo o CAD tão rapidamente quanto o CAD substituiu os lápis. Na verdade, não há nenhum desenho no BIM, apenas uma maquete do edifício no espaço virtual da qual você tira imagens para fazer o conjunto de desenhos.
Ele permite que o projetista realmente construa o edifício no mundo virtual igual como ele será construído no mundo real. A economia de custos pode ser incrível no canteiro de obras e no escritório.
Para as empresas, isso é ainda mais valioso. Muitas vezes referido pelas empreiteiras como VDC (Virtual Design and Construction), o princípio é o mesmo. Imagine encontrar todas as armadilhas de um projeto — as conexões difíceis, os problemas de coordenação, os componentes necessários, mas não contabilizados — antes que uma pá de terra seja virada.
Uso de drones
O uso de drones na indústria de construção continua sendo uma das tendências de crescimento mais rápido. A tecnologia oferece muito mais usos do que apenas fotografia aérea para empreendimentos imobiliários e comerciais.
Os drones de hoje são usados para mapear rapidamente grandes áreas a longas distâncias, produzindo valiosos mapas aéreos de calor e imagens térmicas. O software fornece dados acionáveis em tempo real que podem ser usados para tomadas de decisão rápidas, agilizando ainda mais todo o processo de construção.
A segurança pessoal e a perda de equipamentos continuam a ser os maiores passivos na construção. Os drones podem realizar trabalhos no lugar de trabalhadores humanos para evitar ferimentos, como trabalhos que requerem a subida em estruturas muito altas.
Edifícios verdes
Construções sustentáveis é o padrão esperado para compradores de casas, locatários e inquilinos comerciais. Infelizmente, muitos recursos sustentáveis e ecológicos continuam a ser um luxo, apesar de suas economias a longo prazo. Embora isso vá mudar na próxima década, à medida que a ecotecnologia e a construção sustentável se tornarem mais populares.
A construção verde inclui a tecnologia para reduzir a pegada de carbono de um edifício e o uso de recursos e modelos de construção para reduzir o uso de recursos. Talvez um fator ainda maior de construção sustentável seja a prova de seu valor para os ocupantes. A pesquisa mostra que os edifícios verdes podem ter um impacto psicológico e fisiológico positivo nos habitantes e até nos transeuntes.
Leia também::: O que é um ecotelhado e quais as vantagens desse conceito?
Se prepare para o futuro
Como é possível ver, a tecnologia na construção civil é uma tendência cada vez maior e que vem mudando a forma como prédios e casas são construídos. E isso deverá ficar ainda mais evidente até o final dessa década.
Além disso, a sustentabilidade também é uma tendência para a área da construção civil e que vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em morar em edifícios “verdes”. Portanto, é possível dizer que o futuro promete uma aliança ainda maior entre a tecnologia e a pegada ecológica.
Aqui na M2A Engenharia já pensamos nessas novas tecnologias.
Esperamos que tenham gostado do artigo sobre tecnologia na construção civil e novas tendências. E caso precise de uma empresa visionária como parceira para seu projeto, conte com a M2A Engenharia. É só entrar em contato!