Sistemas construtivos: conheça os 5 principais e suas características
Os sistemas construtivos são divididos em duas principais categorias: tradicional e moderno. E conhecer as principais características de cada um pode lhe ajudar a decidir pelo seu projeto construtivo.
Importante lembrar que nos últimos anos houve mudanças notáveis nos sistemas construtivos. Materiais, técnicas e ferramentas inovadoras transformaram a maneira de construir casas e edifícios.
É por isso que preparamos o artigo abaixo explicando um pouco mais sobre os sistemas existentes, e quais suas principais características. Vamos conferir
O que são sistemas construtivos?
Sistemas construtivos são um conjunto de unidades e materiais, que utilizados com um método e quase sempre a partir de um projeto prévio, podem levar a uma construção.
Os sistemas de construção estão em constante evolução, de mãos dadas com o progresso tecnológico. É por isso que é necessário distinguir entre sistemas construtivos tradicionais e sistemas construtivos modernos, que apresentam diferenças substanciais.
Um exemplo de sistema construtivo tradicional é a construção a partir de blocos de pedra, que tem sido amplamente utilizado ao longo da história humana, e ainda é usado hoje.
Muitos dos edifícios mais emblemáticos da humanidade, tanto civis como militares e religiosos, foram construídos a partir de blocos de pedra.
O que são sistemas construtivos tradicionais
Os sistemas construtivos tradicionais possuem estruturas de concreto armado ou paredes portantes, também possuem fechamentos com blocos de concreto, tijolo ou pedra com argamassa.
Pode-se dizer que o que mais define os sistemas construtivos tradicionais é que eles se baseiam em paredes portantes, sejam elas de tijolos, pedras, blocos ou outros elementos mais modernos como o concreto armado.
Em geral, sejam em madeira ou alvenaria, podem incluir instalações de interior em gesso, tubos metálicos ou plásticos, tetos em chapa ou cerâmica sobre madeira ou alvenaria. Eles são chamados de sistemas de trabalho molhados, porque os elementos de construção são preparados e combinados no local.
Os sistemas construtivos tradicionais baseiam-se na unidade indissolúvel entre estrutura e decoração. Em contraste, os sistemas construtivos modernos fabricam a estrutura e a decoração separadamente.
Leia também::: 6 tendências para a construção civil em 2022
O que são sistemas de construção modernos
Os sistemas construtivos tradicionais têm sido baseados onde a estrutura não é separada da estética. Diferentes, graças às novas tecnologias e materiais, dispensam principalmente paredes portantes, e desenvolvem a estrutura funcionalmente separada da estética do edifício.
Os sistemas construtivos modernos baseiam-se principalmente em armações estruturais ou sistemas reticulares, que são o resultado direto da evolução do concreto armado e das estruturas metálicas.
Sobre essas estruturas sólidas, é fabricada a parte residencial e estética. Desta forma, a integridade estrutural é garantida, enquanto a aparência estética pode ser variada sem a necessidade de grandes investimentos na estrutura.
Principais tipos e características
Os principais tipos de sistemas construtivos, e suas características, são:
1. Alvenaria de Vedação ou Convencional
Edificações de alvenaria de vedação ou convencional compõem-se por vigas, pilares e lajes de concreto armado. Estes elementos fazem parte da estrutura para a sustentação da edificação e a alvenaria tem função somente de vedar e separar ambientes. Para isso, normalmente são utilizados blocos cerâmicos.
Este sistema é o mais utilizado no Brasil devido a não necessidade de mão-de-obra qualificada e especializada. Mas, isso acarreta em muitas patologias no decorrer da obra, gerando retrabalho e bastante resíduos.
2. Alvenaria Estrutural
Na alvenaria estrutural, une-se a estrutura e a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, os dois específicos para este fim. Este tipo de projeto deve ser muito bem detalhado e, também, definir os vãos da edificação de acordo com a modulação do bloco que será utilizado.
A alvenaria estrutural necessita de mão de obra mais especializada, pois se as paredes não ficam niveladas e no prumo, podem ocorrer acidentes, já que são elas que sustentam a edificação.
3. Steel Frame
O Steel Frame é um sistema construtivo industrializado e racionalizado. Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou drywall. A principal diferença do steel frame para os outros sistemas é a limpeza do canteiro de obras, pois a geração de resíduos é mínima e não há necessidade do uso de água.
4. Wood frame
O método de construção do wood frame é muito parecido com o steel frame. A diferença é que no lugar dos perfis de aço galvanizado são utilizados perfis de madeira, normalmente de reflorestamento, como o pinus. Este sistema construtivo é constituído por perfis de madeira maciça, contraventados com chapas de OSB e estrutura de madeira autoclavada com função de proteger a edificação de cupins e umidade.
5. Paredes de concreto pré-moldado
As paredes de concreto consistem em um sistema construtivo em paredes estruturais maciças de concreto armado. Estas paredes são concretadas com o auxílio de fôrmas de madeira ou metálica que são montadas in loco de acordo com o projeto arquitetônico.
As instalações hidráulicas e elétricas são embutidas, então não há quebra de paredes e retrabalhos. Este sistema é viável para construções de larga escala, onde as formas serão reutilizadas várias vezes, pois o custo das mesmas é alto.
Leia também::: 5 dicas para fazer uma reforma comercial eficiente
Escolha o melhor projeto
Agora que conhece quais os principais tipos de sistemas construtivos, fica mais fácil definir qual projeto seguirá para tornar sua edificação real.
Esperamos que tenham gostado do artigo e, para seguir conhecendo mais sobre sistemas construtivos, confira também nosso artigo “Tipos de fundação na construção civil: saiba quais são”.