Compartilhe:

Qual a importância da medição de obras?

A maioria dos contratos de construção incluirá uma data em que as obras descritas devem ser concluídas. Para acompanhar o progresso, é importante que a medição de obras também ocorra.

A medição de obras integra planejamento de execução, permitindo que a construção possa ser dividida em etapas. Por meio da medição, saberá o estágio atual da obra e quais etapas já foram concluídas.

No artigo abaixo, explicamos mais sobre a importância da medição de obras, e como ela deve ser feita. Confira!

O que é a medição de obras?

Toda construção conta com várias etapas e serviços a serem executados. E a melhor forma de ter controle sobre o avanço de cada uma delas é por meio da medição de obras.

Além disso, por meio da medição é possível avaliar se o que foi executado dentro de determinado período é compatível com os valores orçados, permitindo que desvios possam ser analisados.

As medições também possuem a função de determinar se os materiais, mão-de-obra e equipamentos utilizados em cada etapa estão dentro do cronograma orçado. Isso facilita pagamentos e desembolsos periódicos.

E por fim, no caso de obras públicas, o valor é liberado pelo órgão contratante de acordo com a conclusão de cada etapa, que é confirmada por meio da medição de obras.

Leia também::: Como a construção off-site traz mais agilidade?

Como é feita a medição?

A medição de obras é feita dentro de períodos pré-estabelecidos, como ao final de cada mês, ou ao final de cada etapa. É um momento que exige muita atenção e cuidado, já que em caso de erros o responsável técnico será cobrado.

Ela tem como base a planilha orçamentária de custos, no qual estão os valores de cada serviço por unidade de medida. Um exemplo é o assentamento de pisos, onde é quantificado em metros quadrados, com a medição de cada cômodo para dimensionar a área.

Além disso, o acompanhamento da obra deve ser frequente, preferencialmente diário, quando o progresso da obra é vistoriado e feito um relatório. Com isso, é possível acompanhar o cronograma físico-financeiro da obra e se ele está sendo seguido.

Com base na medição de obras, é possível determinar se o previsto foi de fato realizado dentro do período acordado, e se os materiais previstos também foram usados, permitindo que o pagamento pela etapa seja feito.

Leia também::: Por que utilizar o Big Data na construção civil?

Quais ferramentas são usadas?

A medição de obras pode ser feita com o uso de diversas ferramentas e nos dias atuais inclusive softwares de modelagem 2D e 3D já são utilizados. Isso permite tirar medidas, áreas, volumes, já lançados em planilhas.

Com isso há maior precisão no acompanhamento das etapas da obra e se garante que o executado segue exatamente o que foi acordado em projeto. Ou seja, é bastante benéfico  tanto para a empresa construtora, como para o contratante.

Esperamos que tenham compreendido a importância da medição de obras e como ela é feita. E caso precise de uma empresa parceira em seu projeto, conte com a M2A Engenharia!