Compartilhe:

Qual a diferença entre bloco cerâmico e o bloco de concreto?

A arquitetura moderna tem se caracterizado pela simplicidade no uso dos diferentes tipos de produtos. E entre eles, se destacam o uso de bloco cerâmico e bloco de concreto.

Diante disso, é comum as pessoas terem dúvidas sobre as diferenças entre os dois tipos de blocos construtivos, e qual é melhor em cada situação.

Por isso, preparamos o artigo abaixo no qual falamos das diferenças entre o bloco cerâmico e o bloco de concreto. Confira e saiba qual usar em sua obra!

Blocos de concreto

Os blocos de concreto são produtos cimentícios pré-fabricados de alta resistência, durabilidade e um produto ergonômico para uso geral. 

São materiais de mistura semi-seca, cuja figura é uniforme, que não necessita de tantos alinhamentos.

Sendo um produto decorativo da arquitetura moderna, os blocos de cimento podem ser utilizados à vista desarmada sem prejudicar o desenho externo da edificação.

Também podem ser utilizados para suporte de cargas estruturais ou decorativas, são adaptáveis ​​às exigências dos projetos. Ainda, é um produto que não gera calor em locais fechados, mantendo uma temperatura estável.

Sua instalação pode ser de várias formas, a primeira fazendo a união com argamassa, a segunda por pilhas secas, os furos do bloco são preenchidos, conseguindo maior estabilidade na estrutura e a última os blocos intertravados com parte superior e inferior.

Leia também::: Diferença entre obras industriais e residenciais

Blocos de cerâmica

Os blocos de cerâmica, popularmente conhecidos como tijolos de barro, é um produto cerâmico de pouca espessura, embora tenha função semelhante aos blocos de cimento. Suas principais características são material leve e custo de transporte mais barato.

Não sendo tão resistentes quanto os blocos de concreto, são materiais que atendem a uma resistência mínima, são produtos não uniformes que necessitam de argamassa para cobrir suas imperfeições. 

Na hora de cobrir o tijolo com a argamassa, o peso do material é igual a mais do que o bloco de cimento, portanto os custos de construção de uma parede são maiores.

Os tijolos funcionam muito bem com a umidade da edificação, há referências a tijolos que podem ser usados ​​como produtos decorativos, mas não podem ser usados ​​para carga estrutural.

Qual isola melhor a temperatura?

O tijolo funciona muito melhor do que o bloco como isolante de temperaturas, em uma área muito fria a casa manterá o calor, pelo contrário as temperaturas permanecem altas no exterior, mas no interior manterão uma temperatura menos sufocante.

Em alguns estudos neste sentido com várias amostras de diferentes tijolos e blocos, eles mostraram que ao colocar gelo seco dentro de tijolos e blocos, eles têm uma diferença de queda de temperatura no bloco de 22 graus Celsius a mais do que o tijolo em apenas 25 minutos.

Portanto, conclui-se que um tijolo é mais eficiente no isolamento térmico, isso porque o coeficiente de condutividade térmica é maior no concreto do que na argila.

Leia também::: O que é e como funciona o Lean Construction?

Qual a melhor escolha?

Como vimos, tanto o bloco cerâmico quanto o bloco de concreto possuem suas vantagens e desvantagens. É por isso que a escolha deve se basear nas necessidades de cada edificação.

Por isso, o mais indicado é delegar a escolha a um profissional técnico, que determinará qual a melhor escolha de acordo com o projeto elaborado. Aqui na M2A Engenharia temos uma equipe altamente qualificada que pode lhe ajudar com sua obra e escolher os materiais mais indicados para cada situação.

Esperamos por fim que tenham compreendido as diferenças entre bloco cerâmico e bloco de concreto. E para saber mais sobre construção civil, confira também nosso artigo “Você já ouviu falar em bioconcreto? Conheça esta inovação!