Compartilhe:

Quais os benefícios de um bom projeto para sua obra?

Dentro do planejamento e estruturação de uma construção, existem várias etapas que devem ser seguidas criteriosamente para alcançar os resultados pré-estabelecidos. Por isso, a importância do projeto é uma das etapas mais importantes. 

Os projetos fazem parte da documentação de uma obra — assim como os arquivos digitais e o banco de dados de um projeto BIM. Em essência, os planos são a representação gráfica de um projeto em seus aspectos arquitetônicos, técnicos, construtivos, normativos e também patrimoniais. 

Por isso, são uma peça vital para o correto desempenho da concepção, construção, operação e definição legal de um projeto arquitetônico.

No artigo abaixo, explicamos de forma mais detalhada sobre a importância do projeto para sua obra, e o que ele deve conter. Siga a leitura e tire suas dúvidas.

Plantas arquitetônicas

Anos atrás, as plantas arquitetônicas limitavam-se a desenhos técnicos à mão livre, e até eram consideradas por muitos como obras de arte devido ao tempo e aos materiais usados ​​para destacar até os mínimos detalhes. 

Agora, a constante inovação tecnológica obriga os arquitetos e engenheiros a evoluir dia a dia para se adaptar às mudanças exigidas pelo campo disciplinar da arquitetura. Portanto, ferramentas como o design computacional e tudo o que ele engloba fazem seu lugar no campo.

Os novos meios de projeto arquitetônico acarretam um novo cenário e um escopo mais amplo e complexo do projeto. Ou seja, oferecem métodos tecnologicamente mais avançados para a criação de estruturas complexas, viáveis ​​ construtivas e de alta qualidade.

Leia também::: Vistoria de Obra: O que é, e qual a sua importância?

Elementos de um projeto

Um projeto básico de construção é composto pelos seguintes elementos:

1. Memorial descritivo

Refere-se às características gerais do projeto. Além disso, funciona como um elemento de suporte para as soluções que você deseja executar arquiteturalmente. 

No memorial descritivo devem ser especificadas as características básicas do projeto, tais como:

  • Agentes envolvidos
  • Dados 
  • Descrição do projeto
  • Programa de necessidades
  • Desempenho por requisitos básicos
  • Conformidade regulatória

No entanto, deve-se especificar que os detalhes do memorial dependerão do tipo de trabalho. Isso significa que os relatórios de cada projeto possuem um memorial descritivo personalizado. 

Especificamente, este relatório é um documento eminentemente informativo. Mas mesmo assim, deve conter uma descrição e uma justificativa para a solução técnica do projeto. 

Serve também para desenvolver o trabalho. Portanto, os eventos devem ser especificados na ordem e data acordadas durante a etapa de planejamento e o processo de construção. 

Por outro lado, sua leitura deve ser totalmente breve, pontual e transparente, com o objetivo de que o conceito de design possa ser entendido sem inconvenientes.

Adicionalmente, o relatório descritivo deve incluir a descrição do projeto, cujos elementos específicos são:

  • Descrição do edifício
  • Descrição dos espaços exteriores
  • Relação de superfície
  • Tabela dos parâmetros urbanos adotados. Como construtibilidade, pátios, alturas, porcentagem de ocupação, etc.

2. Planos e documentação gráfica

Esses documentos devem ser incluídos nas cláusulas do contrato. Estão relacionados com as reivindicações legais dos contratos de obras. 

Podem ser feitos adiantamentos ou reformulações nos planos, mas é sempre necessário tê-los à mão, pois são utilizados para obter as autorizações, licenças e alvarás de trabalho exigidas pelos órgãos competentes.

Sem dúvida, as plantas do projeto de construção devem atender detalhadamente a fase de definição. Especialmente ao projetar um edifício, uma casa ou qualquer outro tipo de trabalho. 

Especificamente, a documentação gráfica está dividida nos seguintes documentos:

Definição e implementação urbana:

  • Plantas do terreno 
  • Planos de implementação no ambiente imediato
  • Planimetria das condições urbanas
  • Planos de Urbanização. Referem-se à situação das ligações às redes municipais, à rede rodoviária, etc.

Definição arquitetônica do projeto:

  • Plantas de todos os níveis
  • Elevações de fachada 
  • Seções longitudinais e transversais

3. Orçamento estimado

O orçamento estimado resulta da construção das obras e depende da qualidade de acabamento dos detalhes, bem como da explicação do projeto.  

Ao mesmo tempo, deve-se mencionar que a qualidade do trabalho deve ser refletida de forma transparente nos planos técnicos do projeto.

No entanto, o orçamento real da obra é finalizado no projeto de execução, através de outros documentos.  Se esses documentos não forem elaborados, é praticamente impossível saber o real resultado, ou o verdadeiro custo da obra.

Leia também::: Qual a diferença entre uma construtora e uma empreiteira?

Importância do projeto

Compreender e valorizar a importância do projeto de construção é fundamental quando se inicia uma nova edificação, ou mesmo uma reforma. 

Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser receber um aconselhamento mais personalizado nesse sentido, gostaríamos de convidá-lo a entrar em contato com a M2A Engenharia.

Temos uma equipe de profissionais altamente treinada para oferecer a você informações atualizadas e oportunas sobre questões de arquitetura e construção, e da importância do projeto. Para falar com a gente, clique aqui!