Por que utilizar o Big Data na construção civil?
A construção civil durante a pandemia acelerou a adoção de tecnologias que estão mudando o modelo de negócios, melhorando a colaboração e a produtividade e aumentando as margens de lucro. Uma dessas mudanças é o uso do Big Data na construção civil.
Ferramentas como 5D BIM, análise de dados, drones, soluções móveis e ferramentas colaborativas, como ambientes de dados comuns, estão se tornando mais comuns entre grandes empresas de construção em todo o mundo.
Embora melhorem a produtividade em tempo real, talvez sejam mais significativos na preparação do caminho para a adoção de tecnologias mais inovadoras no futuro.
No artigo abaixo, exploramos mais esse conceito e mostramos porque usar o Big Data na construção civil mostra ser vantajoso. Confira!
O que o Big Data na construção civil oferece?
O Big Data fornece às empresas de construção civil um método para coletar, analisar e aplicar grandes quantidades de informações para ajudar a resolver problemas de negócios e fornecer uma visão crítica e informada para atividades futuras.
Ele ajuda as empresas a concluir projetos no prazo, licitar com mais precisão e construir com mais eficiência. Big Data na construção, no entanto, também representa um desafio significativo quando se trata de coletar, compartilhar e usar os dados gerados em todo o ecossistema de construção complexo.
As empresas de construção de hoje estão começando a adotar tecnologia colaborativa, como análise em tempo real, baseada em nuvem, para extrair grandes repositórios de dados estruturados e não-estruturados.
Isso visa garantir que todas as partes interessadas — arquitetos, consultores, engenheiros, contratados, comerciantes especializados, clientes, operadores, agentes, e fornecedores — estão na mesma página e informados com dados em tempo real.
Essas tecnologias têm o potencial de redefinir a indústria, oferecendo benefícios que mudam o jogo.
Leia também::: Organização e gestão do canteiro de obras: entenda a importância
Como extrair o melhor do Big Data
Abaixo, estão as principais forma de gerenciar o Big Data na construção civil e se ter o melhor resultado:
Priorize a tecnologia digital
Big Data permite que empresas de construção e engenharia coletem e analisem informações relacionadas a custos, transações baseadas no site, fotografias, comunicações, mudanças de planejamento e muito mais.
A indústria da construção está inundada de dados — literalmente, milhares de informações são geradas para cada projeto. Sem tecnologia digital, é quase impossível identificar itens de dados importantes para permitir uma reação rápida a problemas potenciais ou aplicar resultados positivos a projetos futuros.
Mitigar riscos
A coleta e análise de Big Data de projetos de construção civil podem ajudar a identificar riscos e problemas potenciais. Por exemplo, ao analisar a produtividade de recursos-chave, como mão-de-obra e equipamento, as soluções de big data podem informar a equipe do projeto sobre possíveis atrasos, possível fadiga e tempo geral do projeto e estouros de custo.
Além disso, ao coletar dados estruturados e não-estruturados, é possível sobrepor informações centradas no projeto com dados corporativos para ajudar a identificar tendências. Se uma tendência negativa for ignorada, todo o negócio pode ficar exposto a um risco inaceitável.
Aproveite a previsibilidade
O uso de sistemas de Big Data na construção civil, junto com tecnologias disruptivas, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (AM), fornece informações e insights críticos antes mesmo de um projeto começar.
Isso permite que problemas potenciais, como de coordenação em canteiros de obras, conflitos entre diferentes disciplinas e negócios e até mesmo o impacto do clima, sejam resolvidos antes que seja tarde demais.
Uso da modelagem de informações
O Big Data transforma a indústria da construção já na fase de projeto. Os dados podem ser coletados e aplicados para ajudar a facilitar o processo de design. Com uma ferramenta de análise de dados adequada instalada, grandes volumes de informações podem ser rapidamente analisados e usados para determinar probabilidades e padrões que ajudarão a prever problemas potenciais que podem impactar projetos de construção durante a fase de construção.
Elimine o desperdício
Considerando a tecnologia digital disponível hoje, simplesmente não há desculpa para este nível de desperdício, tanto em termos de recursos como materiais, equipamentos e tempo.
Com um foco recente nos princípios da construção enxuta para reduzir o desperdício de material, as empresas estão se voltando para ferramentas analíticas. Essas ferramentas fornecem a toda a equipe do projeto acesso a informações em tempo real, o que permite uma entrega e utilização mais eficientes de materiais, instalações e equipamentos.
Leia também::: Tecnologia na construção civil: conheça as tendências
O futuro da construção civil é agora!
A familiaridade com as tecnologias de hoje e a melhoria das operações usando o Big Data que flui delas abre a porta para a próxima geração de tecnologia e seu potencial verdadeiramente perturbador para a construção.
Impressão 3D, sensores IoT, automação de processos, robótica, aprendizado de máquina cognitivo e IA já provaram ser transformadores em outras indústrias, e podemos esperar ver os mesmos efeitos elementares na indústria da construção civil.
A digitalização do gerenciamento da força de trabalho ajudará as empresas de construção a reconhecer alguns benefícios impressionantes, incluindo redução nos custos de mão-de-obra por meio de orçamentos e planejamentos mais precisos, mitigação de riscos por meio de conformidade com políticas internas e legais simplificadas, experiência aprimorada do funcionário por meio de programação otimizada e produtividade elevada por meio de tarefas administrativas automatizadas.
Portanto, é hora de a indústria da construção abraçar a era digital e começar a perceber o potencial da tecnologia para impactar positivamente as operações em 2021 e além. Espero que tenham gostado do artigo sobre o uso do Big Data na Construção Civil, e para mais dicas e informações, siga a M2A Engenharia nas redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook!