Compartilhe:

Piso em cimento queimado vale a pena?

O piso em cimento queimado é uma técnica bastante antiga e que tinha por objetivo baratear os custos da obra, já que dispensava a aplicação de uma cerâmica sobre o piso cru de cimento.

Porém, nos dias atuais vem se tornando uma nova tendência de design de interiores, agregando sofisticação ao ambiente. Ou seja, algo que há algum tempo era sinônimo de economia, hoje se tornou uma referência na área da construção civil.

Mas o piso em cimento queimado tem seus prós e contras e no artigo abaixo explicamos se ele realmente vale a pena. Confira!

O que é o cimento queimado?

O cimento queimado é obtido aplicando o pó de cimento sobre o concreto ainda fresco. Ao adicionar água à superfície, ela é alisada com o uso de uma espátula ou desempenadeira, e o resultado é o efeito extremamente liso.

Esse tipo de revestimento está sendo tão procurado, que hoje é possível encontrar o cimento queimado pronto, que nada mais é do que um tipo de argamassa com um acabamento muito semelhante ao cimento queimado convencional.

O cimento queimado pronto, assim como o nome já diz, é vendido pronto para uso, bastando a adição de água e pode ser encontrado em diversas cores. Sua aplicação deve seguir as instruções do fabricante.

Rústico e belo

Cimento queimado e concreto aparente são uma tendência crescente e criativa em edifícios modernos. Estes acabamentos, simples e inovadores, tornaram-se imprescindíveis nas casas modernas e no universo da arquitetura e decoração, conferindo charme e estilo às novas construções.

Este tipo de piso ou revestimento de parede é feito de uma argamassa especial. Os materiais usados ​​para fazer a própria massa são cimento, água e areia. 

O cimento queimado pode adicionar um pouco de cor a um piso de cimento “frio”, ou pode adicionar um efeito manchado para lhe dar personalidade.

O toque cinza inacabado fez com que o cimento queimado se tornasse a nova estrela da decoração de estilo industrial. Combinados com vigas expostas, esses elementos estão ganhando cada vez mais fãs em todo o mundo. 

As vantagens do cimento queimado

As vantagens do concreto e do cimento queimado são muito semelhantes: ambos são um acabamento perfeito para quem busca uma vantagem estética para a casa ou prédio comercial. Embora simples, ajudam a compor ambientes contemporâneos com praticidade e sofisticação, criando um efeito que traz características de elegância, frescor e rusticidade.

Pisos de cimento queimado também apresentam durabilidade, aderência, proteção, ótimo custo-benefício e muita versatilidade. Só para se ter uma ideia, o cimento queimado e o concreto aparente são tão versáteis que podem ser usados ​​tanto em pequenas casas rurais e em mansões nas grandes cidades!

Ele também reduz o custo da obra ao dispensar o uso de revestimentos cerâmicos e tem uma manutenção bastante fácil. Normalmente, passa-se uma cera líquida a cada 5 meses mais ou menos. No dia-a-dia, água com algum detergente neutro já é mais do que suficiente.

Desvantagens do piso de cimento queimado

Claro que há também desvantagens no piso de cimento queimado. Dificilmente você vai ter esse problema com um piso de cimento bem feito, no entanto, se ele não for devidamente selado e polido, você vai ter um pouco de dor de cabeça. 

O cimentado é extremamente poroso, o que quer dizer que vai manchar se você derramar alguma coisa nele. O líquido penetra nos poros do piso e, dependendo da frequência com que isso acontece, podem aparecer mais do que simples manchas de umidade, como fissuras e trincas.

Além disso, é um piso muito duro e frio e isso pode causar um certo desconforto, principalmente em dias frios. Tapetes minimizam esse problema, mas se você não gosta deles, o recomendável é um piso mais confortável ao toque, como os pisos laminados ou os de madeira.

Faça a melhor escolha

Como fica claro, o piso de cimento queimado é algo bastante vantajoso para quem deseja reduzir os custos da obra, além de proporcionar um acabamento de estilo mais rústico. 

Mas em contrapartida, se não for bem executado, pode apresentar problemas e manchar facilmente. Porém, nos dias de hoje há misturas prontas disponíveis no mercado que praticamente zeram esse tipo de problema, desde que executado por um bom profissional.

Portanto, se o cimento queimado foi cogitado como acabamento na sua obra, saiba que você pode estar fazendo uma excelente escolha. Porém, tenha certeza que estará escolhendo um profissional que saiba executar esse tipo de serviço, evitando dores de cabeça futuras.

Esperamos que o artigo mostrando se o cimento queimado vale a pena lhe tenha sido útil. E caso queira seguir recebendo dicas e muita informação da M2A Engenharia, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!