Compartilhe:

Obras sustentáveis: 5 Exemplos

As obras sustentáveis são uma nova abordagem na indústria da construção que melhora a maneira como as pessoas constroem e vivem. 

É voltado para a utilização de processos de construção eficientes em termos de recursos e ambientalmente responsáveis. Isso garante a sustentabilidade vitalícia do edifício.

Na construção sustentável, as estruturas são projetadas para ter um impacto ambiental mínimo durante toda a sua vida útil, ao mesmo tempo que proporcionam o grau de conforto e funcionalidade desejados pelos moradores. 

Do ponto de vista comercial, a construção sustentável permite que as empresas cresçam, mas não em detrimento do meio ambiente.

A construção sustentável envolve considerar os impactos ambientais que resultam da forma como adquirimos os materiais de construção e dos processos que empregamos para realizar o trabalho. 

Abaixo, apresentamos 5 exemplos de construções sustentáveis que podem servir de inspiração para seu projeto. Vamos conferir?

#1. Pixel Building (Melbourne, Austrália)

Quando foi inaugurado em 2010, o Pixel Building foi o primeiro edifício de escritórios neutro em carbono da Austrália, gerando toda a sua própria energia e água no local.

Entre seus recursos de economia de energia estão painéis coloridos e atraentes que fornecem sombra e maximizam a luz do dia conforme necessário, suportes que ajudam a processar águas residuais, um telhado que captura a água da chuva e uma série de turbinas eólicas verticais.

Leia também::: O que é um ecotelhado e quais as vantagens desse conceito?

#2. Bahrain World Trade Center 1 e 2 (Bahrein)

Alcançando incríveis 240 metros, as torres futurísticas do complexo do World Trade Center do Bahrein estão perfeitamente posicionadas para aproveitar os ventos do deserto da nação insular, com três turbinas montadas em pontes aéreas entre as torres para gerar eletricidade.

As formas das torres, que lembram os veleiros árabes, ajudam a canalizar o vento para as turbinas, que fornecem cerca de 15% da eletricidade dos prédios. Piscinas reflexivas na base das torres ajudam no resfriamento por evaporação.

#3. Museu do Amanhã (Rio de Janeiro)

Com seu distinto telhado em balanço, piscinas reflexivas e estrutura esquelética (uma assinatura do arquiteto Santiago Calatrava), o Museu do Amanhã do Rio é um testemunho das possibilidades futuras.

Suas características de projeto sustentável incluem painéis solares ajustáveis ​​em forma de barbatana que aumentam a estética neo futurista do prédio e um sistema de bombeamento que leva água fria do fundo da vizinha Baía de Guanabara para uso em seu sistema de ar condicionado.

#4. Torre de Xangai (Xangai, China)

O segundo edifício mais alto do mundo com 632 metros, Shanghai Tower é uma maravilha arquitetônica, bem como sustentável.

Uma segunda pele transparente enrolada ao redor do edifício cria um buffer de ar capturado que serve como ventilação natural, reduzindo os custos de energia, e 270 turbinas eólicas incorporadas à fachada alimentam suas luzes externas.

Graças a medidas como essas, a torre usa significativamente menos energia do que outros arranha-céus.

#5. CopenHill (Copenhague, Dinamarca)

CopenHill, também chamado de Amager Bakke, pode ser o projeto final de uso misto. É uma usina de energia que queima resíduos para gerar eletricidade e uma instalação esportiva onde você pode enfrentar uma das torres de escalada mais altas do mundo. 

Mas seu ponto alto e mais espetacular é uma pista artificial de esqui e snowboard. Sob a diversão no inverno, 440.000 toneladas de lixo são convertidas anualmente em vapor e movimentam turbinas que geram eletricidade limpa e aquecimento para 150.000 casas próximas.

Leia também::: Tecnologia na construção civil: conheça as tendências

Importância ambiental

Quando se trata de arquitetura verde, os resultados das obras sustentáveis são impressionantes. É tudo uma questão de minimizar o impacto ambiental da estrutura. 

Isso pode ser através da eficiência energética, materiais ecológicos ou uma consciência deliberada do seu entorno, visando conservar a biodiversidade da área.

E você? Gostou do artigo com exemplos de obras sustentáveis? Então siga a M2A Engenharia também nas redes sociais e fique sempre por dentro das novas tendências na área da construção civil. Estamos no Instagram e no Facebook!