O que é um ecotelhado e quais as vantagens desse conceito?
As construções estão cada vez mais adotando métodos como o ecotelhado. O objetivo dessa nova tecnologia é trazer um olhar sustentável para a construção civil, reduzindo os impactos ao meio ambiente.
Este modelo é cada vez mais visto na arquitetura urbana e proporciona diversas funcionalidades, desde melhoria na temperatura do prédio até aproveitamento da água das chuvas.
Para saber mais sobre o assunto, veja este conteúdo completo com tudo sobre o ecotelhado, como funciona, as vantagens e muito mais. Aproveite a leitura!
O que é ecotelhado?
O ecotelhado é uma técnica que utiliza plantas rasteiras para cobrir telhados e lajes de construções, em forma de jardim suspenso.
Utilizar essa tecnologia contribui para o isolamento térmico, acústico e, de quebra, dá mais cor e vida à construção.
Além disso, é possível instalar painéis para produção de energia solar, bem como sistemas de captação de água da chuva. Isso ajuda a deixar o ambiente mais eficiente e sustentável.
Adotar o conceito da sustentabilidade nas obras é muito importante diante do acelerado processo de construção e da falta de planejamento das grandes cidades, que podem impactar na diminuição de áreas verdes nestes lugares e até mesmo na absorção de água da chuva e outras questões ambientais.
Como aplicar o ecotelhado?
Antes de aplicar o ecotelhado, é fundamental elaborar um projeto e estudos em relação à tecnologia, já que alguns pontos devem ser analisados para que se possa usufruir dos benefícios deste conceito.
Um desses pontos que devem ser levados em consideração é o clima da região, assim como as plantas nativas de onde o será colocado o ecotelhado para preservar a flora da região.
Outro ponto importante que deve ser avaliado é o peso que este telhado terá sobre a construção, uma vez que a carga pode influenciar nos custos com a fundação, como manutenção e logística de transporte.
Alguns detalhes devem ser considerados no momento de implementar o ecotelhado, tais como:
- Impermeabilização;
- Inclinação do telhado;
- Disposição dos sistemas de drenagem;
- Disposição do sistema de captação de energia solar;
Vale enfatizar que no momento da impermeabilização, é necessário garantir que o procedimento seja realizado de forma correta para evitar vazamentos.
Quais as vantagens deste conceito?
Não é novidade o quanto a sustentabilidade está no centro deste conceito, que se destaca por trazer eficiência para as edificações e contribuir na melhoria da urbanização. Confira a seguir algumas vantagens do ecotelhado:
Diminuição da formação de ilhas de calor
O verde traz benefícios em relação à redução da poluição do ar, diminuindo também a poluição sonora e as chances de enchentes. Com as plantas, o escoamento das águas pluviais para os sistemas públicos acontece de forma tardia.
Aumento da eficiência térmica, acústica e energética
A eficiência térmica e acústica são melhoradas pela vegetação nos telhados, com uma edificação que permanece com a temperatura agradável e sem variações bruscas.
Também é possível obter a vantagem de reduzir os ruídos externos e aumentar a eficiência energética, tendo menores gastos com a refrigeração do ambiente graças à vegetação.
Aproveitamento da água da chuva
Além da camada de vegetação, os captadores de água da chuva contam com um sistema de drenagem. Com isso, a água é captada e pode ser utilizada para fins não potáveis como em máquinas de lavar roupa, sanitários, entre outras finalidades.
Este método reduz os gastos com a água encanada e possibilita utilizar um sistema que impacta positivamente o meio ambiente.
Selos e certificados
As construtoras e empresas que realizam empreendimentos sustentáveis recebem selos e certificações de construções sustentáveis. Alguns destes, por exemplo, são o Selo Casa Azul da Caixa e a Certificação Leed.
Com os selos e certificados, a empresa terá maior visibilidade e credibilidade, de modo a valorizar o imóvel e atrair clientes engajados na causa ambiental.
Visual diferente
Para quem busca um visual diferenciado para a edificação, o ecotelhado pode ser uma ótima opção. Isso porque embora um prédio possa ser similar a outro, a vegetação nunca será idêntica.
Nesse sentido, atribuir um toque verde é perfeito para quem almeja um design diferenciado aliado, também, à sustentabilidade.
O que achou do nosso material sobre ecotelhado? Esperamos ter contribuído ainda mais para os seus conhecimentos.
Confira também nosso post Como fazer um orçamento para construção?
E nos siga nas redes sociais para acompanhar conteúdos e dicas sobre construção civil, engenharia, design e arquitetura. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!