Compartilhe:

O que é planta humanizada e como ela aproxima o cliente do projeto?

A confecção de quase todas as estruturas arquitetônicas hoje em dia implica o desenho de sua planta baixa. Mas sabia que também há a opção da planta humanizada, que aproxima mais o cliente do projeto?

Embora todos os arquitetos e engenheiros estejam familiarizados com a planta 2D clássica, há ocasiões em que um estilo de desenho mais artístico é necessário. 

Essas instâncias podem incluir apresentar planos em uma reunião pública, explicar uma proposta a um cliente ou ao criar um documento de marketing para um incorporador imobiliário.

Não importa o motivo exato, o fato é que a planta humanizada é algo que permite dar mais vida ao projeto, conforme explicamos no artigo abaixo.

O que é planta humanizada?

A planta humanizada é praticamente uma arte visual, que consiste em utilizar uma planta baixa de uma edificação e criar todo um ambiente gráfico que demonstra como ela será construída e habitada. 

Todos os materiais utilizados, os móveis nas várias divisões, espaços públicos, acessos, entre outros, permitirão ao cliente ter uma noção exata de como ficará o projeto quando concluído.

Para entender melhor o que é uma planta humanizada e seu conceito, veja quais elementos devem ser destacados a se criar esse tipo de representação em um projeto arquitetônico:

  • Cores
  • Componentes de mobiliário
  • Texturização
  • Luz
  • Paisagismo
  • Em alguns casos, até figuras humanas

É claro que o objetivo principal é criar um gráfico digital que atraia os potenciais clientes. Mostrar a eles uma visão de como será o espaço, utilizando gráficos de móveis devidamente dispostos em cada divisão, oferece uma melhor ideia do espaço de referência.

Leia também::: 5 dicas para fazer uma reforma comercial eficiente

Qual a diferença entre a planta baixa e a planta humanizada?

Além disso, é bastante utilizada por construtores e imobiliárias nos casos em que é vendido o “imóvel na planta”. Como em geral as pessoas têm certas dificuldades em compreender a planta baixa, a planta humanizada permite uma melhor visualização dos espaços, permitindo compreender que tipo de imóveis e espaços há em cada cômodo.

De maneira geral, é possível dizer que a planta humanizada é uma importante ferramenta utilizada por construtores, arquitetos e imobiliárias, dando maior confiança aos seus clientes através de uma referência gráfica. 

Afinal, a planta baixa, sem nenhum apelo visual, tem por objetivo a representação técnica do projeto. Nela, estarão especificados os itens essenciais para a sua execução: cotas, níveis, nome e área dos ambientes, especificação de revestimento de piso, parede e teto, dentre outros. Este desenho deve ser entregue ao cliente em conjunto com o projeto executivo. 

Ademais, o design pode ser impresso em catálogos, cartazes, revistas ou exibido digitalmente em sites, aplicativos de smartphones ou tablets, entre outros usos.

Leia também::: Sistemas construtivos: conheça os 5 principais e suas características

Tenha uma planta humanizada em seus projetos

Como viu, a planta humanizada permite uma perspectiva totalmente diferente dos projetos. Com ela, é possível ter uma noção mais exata de como ficará a edificação, principalmente ao se adicionar o mobiliário e pessoas à representação gráfica.

De modo geral, é possível ainda afirmar que assim o cliente sente-se mais seguro em relação ao projeto, já que saberá exatamente o que é cada item descrito na planta baixa — igualmente necessária no projeto.

Espero que tenham gostado do artigo no qual explicamos o que é a planta humanizada e, para aprofundar seu conhecimento, confira também nosso artigo “Tipos de fundação na construção civil: saiba quais são”.