Compartilhe:

Nova NBR 9050: saiba a importância da acessibilidade na engenharia civil

Em 2020, foi publicada a nova Norma ABNT NBR 9050, que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A norma  traz diversas instruções em relação à acessibilidade na engenharia civil.

Essa norma é uma atualização das anteriores, que já tinham em seu escopo orientações quanto à acessibilidade. Para isso, a Comissão de Estudo e Acessibilidade em Edificações, do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT /CB-040) fez uma consulta nacional com o objetivo de melhorar a NBR 9050.

A atualização deve-se, principalmente, ao elevado número de pessoas que apresentam alguma limitação de locomoção – estima-se que 45 milhões de brasileiros tenham alguma deficiência, de acordo com dados do IBGE. Nesse sentido, o objetivo é melhorar as condições de acessibilidade com foco nas opiniões dessas pessoas.

Para entender um pouco mais sobre a norma e qual a importância da acessibilidade na engenharia civil, preparamos o artigo abaixo. Acompanhe a leitura!

Qual o objetivo da Nova NBR 9050?

A Nova NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural.

No estabelecimento desses requisitos foram consideradas pessoas com diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, que vivem com ou sem ajuda de aparelhos específicos como:

  • Próteses;
  • Aparelhos de apoio;
  • Cadeiras de rodas;
  • Bengalas de rastreamento;
  • Sistemas assistivos de audição;
  • Qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais;

Nesse sentido, a NBR 9050 visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos à maior quantidade possível de pessoas.

Também foi acrescentado que as edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais necessitam ser acessíveis em suas áreas de uso comum. As unidades autônomas acessíveis são localizadas em rota acessível.

Leia também::: Qual a importância e os impactos do planejamento e controle de obras?

A importância da acessibilidade nas edificações

Criar um espaço acessível em todos os aspectos é fundamental para garantir uma vida segura e sustentável a todas as pessoas.

Desde a disposição das salas até a alocação do espaço e a seleção de cores adequadas, vários fatores precisam de atenção ao projetar uma estrutura detalhada e acessível. Isso é algo que também é referido como a criação de um design universal.

Um design universal atende aos requisitos de cada indivíduo, seja idoso ou jovem, com locomoção normal ou deficiente, para que todos possam circular livremente e realizar tarefas básicas sem necessidade de assistência. 

Inúmeros outros pontos cruciais determinam a acessibilidade na engenharia civil, com os quais engenheiros, arquitetos e designers nem sempre estão familiarizados. É aí que entra a importância das normas regulamentadoras, como a NBR 9050, que deixa claro o que deve ser feito para tornar um ambiente acessível.

O que a NBR 9050 traz de novo?

A atualização da norma regulamentadora fez uma avaliação das normas existentes anteriormente e que ainda apresentavam dificuldades em tornar os ambientes acessíveis.

Por isso, a NBR 9050 incluiu novos aspectos na acessibilidade na engenharia civil, com mudanças nas áreas de:

  • Sinalização;
  • Corrimãos;
  • Circulação;
  • Portas;
  • Piscinas;
  • Bilheterias e Balcões de Informações;

A ABNT tem como meta revisar suas normas a cada cinco anos num processo chamado de análise sistemática. Com o passar do tempo, novos valores e medidas surgem, pautadas na experiência do usuário, na busca por aprimorar o uso, aumentar a segurança e acompanhar a evolução dos meios. 

Leia também::: Empresas de engenharia: entenda como contratar de forma correta

Tenha um edifício acessível

Como foi possível acompanhar, a nova NBR 9050 teve como objetivo atualizar normas anteriores relacionadas à acessibilidade na engenharia civil. Desta maneira, as construção de modo geral se tornam acessíveis a todas as pessoas, de forma universal.

Espero que você tenha compreendido a importância da nova norma na acessibilidade na engenharia civil e, caso precise fazer um projeto que atenda às novas normas, conte com a M2A Engenharia!