Compartilhe:

NBR 15.575/2013: Qual a sua importância?

A NBR 15575/2013 é uma norma que trata sobre o desempenho de edificações habitacionais. Ela foi criada com o objetivo de trazer requisitos mínimos de conforto e qualidade às construções.

Seu objetivo foi normatizar um padrão de qualidade às construções, com o objetivo de proporcionar mais segurança aos usuários. 

Para explicar de forma mais detalhada o que é a NBR 15575/2013, e qual a sua importância, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!

O que é a NBR 15575?

A NBR 15575/2013 é a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais. Ela foi criada com o propósito de demonstrar claramente como os produtos usados em uma construção se relacionam com a qualidade de uso do imóvel depois.

De forma prática, é possível dizer que essa norma estabelece um alto padrão de qualidade para os imóveis, e as construtoras precisam se adequar a ele. 

Além disso, ela visa estabelecer critérios a seguir, ao mesmo tempo que também conta com mecanismos de análise, para garantir que as determinações sejam respeitadas.

Um exemplo desse controle maior é que os parâmetros definidos pela NBR 15575 devem aparecer no memorial descritivo da obra.

Leia também::: Quais as vantagens de construir com uma construtora?

Algumas abordagens da Norma

Como a norma aborda o desempenho da edificação para o usuário, tratar das exigências dessa parte interessada é fundamental. Ao todo, existem três grupos de requisitos: segurança, sustentabilidade e habitabilidade.

Abaixo estão os principais critérios e requisitos tratados pela NBR 15575/2013:

Desempenho acústico

O desempenho acústico é influenciado por ruídos advindos tanto do ambiente externo, como o ruído de trânsito, quanto do ambiente interno, como máquinas e geradores.

Por essa razão a norma exige que requisitos acústicos sejam atendidos para:

  • Sistemas de pisos: isolamento a ruído aéreo e a ruído de impacto entre apartamentos distintos
  • Fachadas, coberturas e paredes internas: isolamento a ruído aéreo de fachadas e coberturas, bem como de paredes internas que separam apartamentos diferentes.
  • Equipamentos prediais e sistemas hidrossanitários: critérios de desempenho acústico para esses sistemas também são apresentados, porém com caráter não obrigatório.

Para atender a esses requisitos, diversas soluções podem ser aplicadas, como o uso de materiais com propriedades de absorção e isolamento acústico, reorganização da disposição dos cômodos – deve-se afastar os locais mais sensíveis, como quartos, de locais ruidosos – entre outros.

Desempenho térmico              

O conforto térmico pode ser alcançado de várias formas, desde soluções arquitetônicas (utilização do telhado adequado, fachada ventilada, implantação coerente com iluminação e ventilação) até a utilização de tecnologia, como a refrigeração artificial.

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável, atrelado à questão da sustentabilidade, está ligado diretamente à associação com boas técnicas construtivas, reciclagem, aproveitamento de luz e iluminação natural, utilização de mão de obra local e de materiais coerentes com o clima e a região onde a obra será inserida.

Habitabilidade

A habitabilidade é um conceito de aplicação recente na construção civil, que tem como principal objetivo garantir que as construções, especialmente as moradias, apresentem um caráter mais humano, com bons padrões estéticos e de conforto acústico, térmico e lumínico.

Deve-se pensar na moradia não como um mero projeto, mas enxergá-la como uma edificação feita para abrigar seres humanos que, portanto, deve apresentar condições adequadas de conforto.

Aumento da vida útil

Por fim, o processo de aumentar a vida útil da edificação está ligado a vários aspectos anteriormente citados. 

Quanto maior for a vida útil da edificação, menor a necessidade de reformas e gastos com materiais. Isto é bom para a questão da sustentabilidade e qualidade de vida na edificação.

Deve-se atentar ao uso de materiais adequados ao clima de cada região, além de medidas de segurança e prevenção contra incêndios.

Leia também::: O que é planta humanizada e como ela aproxima o cliente do projeto?

Acompanhe sua aplicação na obra

Como fica claro, é fundamental que tal Norma seja seguida na construção das edificações, certificando que ela foi construída seguindo as mais rígidas determinações de qualidade e segurança.

Esperamos por fim que tenha compreendido qual a importância da NBR 15.575/2013 e para contar com a M2A Engenharia na sua obra, clique aqui e converse com nossa equipe!