Compartilhe:

Drones viram aliados na construção civil

Os drones estão se tornando bons aliados no setor de construção civil devido às facilidades e possibilidades que oferecem. 

Assim como seu uso em imóveis, esses dispositivos voadores permitem que as zonas de construção sejam vistas de uma maneira diferente. Mas fazem muito mais do que isso: podem fazer medições precisas, calcular superfícies e volumes e criar modelos 3D para compartilhar com outras aplicações. 

Quer saber mais sobre como os drones se tornaram aliados na construção civil? Então confira o artigo que preparamos logo abaixo!

O uso de drones

Os drones são aliados em vários segmentos. E na construção civil não é diferente, com esses equipamentos permitindo que áreas e prédios possam ser vistoriados mais facilmente.

Inclusive, o software desses drones permite marcar uma área no mapa e otimizar a área a ser percorrida com a câmera, podendo cobri-la de forma automática ou manual – normalmente em menos de 15 minutos, algo que levaria uma pessoa horas. 

O resultado é montado com um software especial para criar ortofotos: imagens perfeitamente planas onde a geometria das câmeras é corrigida, nas quais as distâncias são perfeitamente refletidas.

Com os dados dos drones, é possível medir distâncias, bem como calcular superfícies ou volumes: até onde uma escavação chegou, se a distância até a borda de um pedaço de terra está correta ou quantos metros cúbicos de terra faltam para ser removidos. 

Os dados do drone também são usados ​​para criar modelos 3D com ferramentas especializadas e software CAD: modelos em modo “nuvem de pontos” ou com texturas foto realistas, onde as dimensões são muito exatas (cerca de 5 cm) e os objetos podem ser manipulados facilmente com a interface do computador ou tablet.

Leia também::: O que é e como funciona o Lean Construction?

Auxílio nos projetos

Uma das possibilidades mais interessantes é comparar o real no terreno com o que os planos indicam. Às vezes, são detectados desvios ou deslocamentos em relação ao local por onde circulam as tubulações, problemas de alinhamento e afins que podem ser corrigidos antes que seja “tarde demais”, com a consequente economia.

Outra das inovações recentes desses drones é a possibilidade de usá-los com tecnologia de inteligência artificial para identificar os diferentes elementos que estão nas zonas de construção. 

Isso inclui veículos como carros, caminhões, vans, guindastes e até mesmo o pessoal da construção ou os diferentes elementos da construção que estão espalhados pelo chão.

Os drones usam software de reconhecimento visual de objetos que fornece informações logísticas interessantes sobre onde está o quê para melhor organizar o trabalho. 

Quem trabalha com essas tecnologias acredita que elas também serão uma ajuda importante para o momento em que veículos autônomos circularem sem ajuda por zonas de construção, um futuro talvez não tão distante.

Vistoria dos projetos

Por fim, os drones também auxiliam engenheiros a analisarem a estrutura externa de prédios e outras construções mais altas, podendo observar detalhes que só seria possível por meio de guindastes.

Isso otimiza o trabalho no canteiro de obras, ao mesmo tempo que permite um melhor acompanhamento das etapas concluídas, nível dos acabamentos externos, e observar áreas antes de difícil acesso.

Ou seja, é possível dizer que os drones são poderosos aliados na construção civil, tanto no reconhecimento do terreno previamente, na elaboração dos projetos, e posteriormente na vistoria das obras.

Leia também::: Você já ouviu falar em bioconcreto? Conheça esta inovação!

Futuro da construção civil

Como se observa, cada vez mais a tecnologia ganha espaço na área da construção civil, auxiliando na vistoria das obras e reduzindo os custos em operações que antes eram extremamente complexas.

A boa notícia é que esta tecnologia está cada vez mais acessível, e aliada a outros softwares, vem elevando cada vez mais a qualidade de projetos. Isso evita gastos extras e torna o resultado final na construção civil ainda mais assertivo.

Por fim, esperamos que tenha compreendido como os drones são poderosos aliados na construção civil. E para aprofundar mais seu conhecimento sobre inovação no canteiro de obras, o tema, confira também o artigo “Como melhorar a eficiência energética da sua edificação?”