Compartilhe:

Diferença entre obras industriais e residenciais

É comum muitos acharem que não há diferença entre obras. Mas, o fato é que, entre construções industriais e residenciais, há vários detalhes que as diferem.

As obras e construções industriais, por exemplo, são criadas a partir de estruturas simplificadas de cobertura e fechamento externo e interno por piso.

Em contrapartida, projetos de construção residencial (e sua respectiva execução) são obviamente bem diferentes, porque, acabados, terão outra destinação dada pelo consumidor final.

Para explicar as principais diferenças entre esses tipos de obra, e também a importância de contar com uma construtora em cada uma delas, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!

As principais diferenças

Do ponto de vista prático, os edifícios residenciais são casas unifamiliares, duplex, apartamentos ou condomínios onde as pessoas vivem. Estas são, por definição, residências. 

Construções industriais e comerciais são locais de trabalho, escritórios, galpões, lojas ou outras estruturas distintas usadas em e para empresas ou comércio. 

De uma perspectiva diferente, as edificações residenciais têm certos requisitos gerais, como cozinhas, banheiros, quartos e similares. Podem ser estruturas multifamiliares ou apenas casas simples.

Os edifícios comerciais são dispostos de acordo com o uso, alguns com salas de reuniões, pisos para máquinas de produção, escritórios, talvez espaço de varejo, espaço de armazenamento, docas de carga e outros recursos. 

Existem diferentes códigos de construção para espaços industriais, como um limite máximo de ocupação, banheiros com acessibilidade para deficientes, planos de evacuação de incêndio, requisitos de iluminação e outras coisas geralmente não necessárias para edifícios residenciais.

Os edifícios industriais são geralmente grandes, espaços abertos, estruturas semelhantes a armazéns com pisos de fábrica onde as máquinas funcionam, espaço de escritório de supervisão, salas de descanso e banheiros e áreas de armazenamento. 

Geralmente são exigidos os mesmos requisitos gerais para proteção contra incêndio e segurança da vida.

Leia também::: Quais as vantagens de construir com uma construtora?

Modelo construtivo

Todo tipo de construção requer certos materiais para completar seu projeto. No Brasil, o setor imobiliário geralmente usa madeira e tijolos para estruturar as casas. A madeira é econômica e resistente para construção de telhados, em uma escala relativamente pequena.

Porém, a madeira nunca poderia suportar o peso de um edifício industrial de grande porte, então nesse tipo de construção geralmente são usadas estruturas de aço — que não são apenas mais fortes que a madeira, mas também são mais flexíveis. Isso permite que grandes edifícios resistam a ventos fortes e outras forças naturais porque os edifícios podem balançar dentro de um alcance seguro.

O concreto é frequentemente usado em edifícios industriais com estrutura de aço, mas o setor residencial também o utiliza em menor escala devido à sua durabilidade. 

Embora haja algum cruzamento entre os materiais usados ​​para edifícios residenciais e industriais, a única regra rígida e rápida é que o material deve apoiar o projeto. É aqui que a qualidade e  uma equipe qualificada entram em jogo. 

Por exemplo, aços industriais e comerciais vêm em uma ampla gama de classes, e projetos diferentes exigirão certas classificações.

Autorizações e legalizações

Todo tipo de construção deve atender a legislações, e a construção só pode começar quando a equipe de construção tiver uma licença de construção. 

Mas, a legislação para a construção de edifícios industriais e comerciais que devem cumprir são diferentes dos edifícios residenciais. 

Os edifícios industriais têm códigos mais rígidos, porque geralmente são muito maiores, acomodam muito mais pessoas e incluem muito mais componentes de construção.  

Por exemplo, edificações industriais e comerciais precisam acomodar sistemas elétricos e hidráulicos complicados, sistemas de TI, questões de acessibilidade e garagens de estacionamento. 

Por sua vez, edificações residenciais são menores e geralmente mais simples de construir, então há menos considerações (e a legislação é geralmente menos rigorosa). 

No entanto, os regulamentos podem variar entre os estados e até mesmo entre as cidades, de acordo com o Plano Diretor. 

Leia também::: Você sabe o significado de cada cor nos tubos da instalação hidráulica?

Conte com uma construtora ao seu lado

Independente se a obra é industrial ou residencial, contar com uma construtora ao seu lado pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu projeto. Com uma equipe qualificada, é possível ter mais tranquilidade ao longo da construção, e sem surpresas desagradáveis.

Aqui na M2A Engenharia somos especialistas em projetos de construção e reforma comerciais, com diversas empresas já atendidas ao longo de vários anos de atuação no mercado. 

Por fim, esperamos que tenham compreendido a diferença entre obras industriais e residenciais e, para uma construção de qualidade, conte com a M2A Engenharia.