Como o Isopor na Construção Civil tem sido utilizado?
O isopor na construção civil vem ganhando cada vez mais espaço. Prático, leve, e que funciona como isolante térmico, o isopor se mostra uma peça prática e funcional.
Até pouco tempo, a única utilidade do isopor na construção civil era para a montagem de maquetes. Porém, ele deixou os projetos e passou a integrar também paredes, pisos e coberturas.
Seu uso é variado, podendo ser usado em placas, ou então triturado junto ao concreto. E para falar mais sobre o uso do isopor na construção civil, preparamos o artigo abaixo!
O que é o isopor?
Isopor é uma marca registrada em homenagem a um composto químico chamado poliestireno. O poliestireno é um plástico à base de petróleo feito de monômeros de estireno.
É um material leve, com cerca de 95% de ar e propriedades de isolamento muito boas. Por causa da quantidade de ar em sua estrutura, o isopor é considerado inafundável e capaz de manter sua forma.
O poliestireno é um dos plásticos mais utilizados no mundo, sendo produzidas milhões de toneladas anualmente. O poliestireno pode ser naturalmente transparente, mas geralmente é colorido com o uso de corantes.
Geralmente, é usado como uma embalagem de proteção, mas que vem ganhando cada vez mais espaço também na construção civil.
Leia também::: Reforma de escritório: tudo que você precisa saber para executar sem dor de cabeça
Como é usado na construção civil?
Na construção civil o isopor vem mostrando uma variedade enorme de utilidades. Em forma de placa, ele é utilizado para acabamentos em sancas, molduras, forros e tetos.
Ele também vem ganhando espaço no nivelamento de terrenos, sendo aplicado em terrenos moles ou orgânicos, compostos de argila e mangues. Também vem servindo de base para pavimentação de estradas, reduzindo pela metade o tempo de obras.
Versões mais densas do isopor também são utilizadas para a construção de cabeceiras de pontes, tornando o processo mais rápido e sem influências climáticas.
Como forma de reduzir o peso de lajes, o isopor também é um aliado da engenharia, que passa a necessitar menos concreto e ferragem se comparado às técnicas tradicionais.
Como elementos estruturais
O isopor na construção civil também pode ser utilizado como elemento estrutural, devido sua praticidade e flexibilidade.
Desta forma, há projetos de aplicação de isopor em paredes, pilares e colunas. No caso do isopor moído, ele é adicionado à mistura de concreto, deixando o material mais leve e resistente, eliminando a necessidade de ferragem em algumas aplicações estruturais.
Como isolante térmico
O isopor também vem sendo aplicado como isolante térmico de variadas formas, como no interior de paredes, na forração e no piso.
Também há projetos que utilizam o isopor entre telhas galvanizadas, gerando economia e conforto térmico para as edificações.
Leia também::: Pisos elevados para escritórios: vale a pena?
Uma excelente opção
Como fica claro, o isopor possui inúmeras aplicações na construção civil, reduzindo o tempo de obra e tornando mais prático diversas funções.
Porém, é preciso estar atento sempre à densidade do isopor, já que cada um tem uma utilidade e recomendação específicas.
Esperamos que tenham gostado do artigo sobre o uso do isopor na construção civil e, para recomendamos também a leitura do artigo “Tipos de divisória para escritório: Conheça 5 modelos”.