Compartilhe:

Como melhorar a eficiência energética da sua edificação?

A eficiência energética nos edifícios é aquela que minimiza as necessidades energéticas de forma a poupar e utilizar mais racionalmente a energia disponível. 

Desta forma, uma edificação energeticamente eficiente tenderá a adotar medidas para obter melhores resultados gastando menos eletricidade e combustível.

Existem vários métodos para classificar um edifício quanto à sua eficiência energética, no entanto, podemos encontrar quatro tipos fundamentais:  edifício de baixo consumo de energia, edifício de ultra baixo consumo de energia, edifício de energia zero e edifício de energia positiva.

No artigo que compartilhamos abaixo, explicamos de forma mais detalhada o que é eficiência energética, e como melhorar na sua edificação. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é eficiência energética em edifícios?

Em termos gerais, podemos definir eficiência energética em edifícios como o uso racional da energia para suprir as necessidades energéticas de climatização. Entre elas, estão aquecimento e refrigeração, geração de água quente para torneiras ou piscinas, iluminação, entre outros. 

O conceito de eficiência energética em edifícios é baseado nos princípios dos  edifícios Passivhaus  — um conceito nascido na Alemanha há mais de 20 anos — que exige o uso de soluções para reduzir o consumo de energia em todos os tipos de edifícios.

Para alcançar um edifício energeticamente eficiente, é necessário aplicar várias medidas que, em conjunto, consigam um menor gasto energético, reduzam as perdas e, da mesma forma, a poluição ambiental, graças à utilização de fontes alternativas de energia limpa.

As bases da eficiência energética 

A energia geotérmica, eólica ou solar são algumas das  fontes de energia  utilizadas para atingir o objetivo de ter um edifício energeticamente eficiente. 

Da mesma forma, é necessário garantir um  uso racional desta energia  através de sistemas eficientes, que consumam pouco e ao mesmo tempo garantam um elevado grau de conforto na edificação. 

O elevado grau de eficiência energética de um edifício é também alcançado através da  redução das perdas de energia  graças a soluções como o isolamento térmico das superfícies ou a utilização de invólucros que garantem uma correta estanqueidade e vedação, sem comprometer a ventilação.

Leia também::: Como fazer a gestão sustentável da água no canteiro de obras

O que fazer para melhorar a eficiência energética?

Melhorar a eficiência energética em edifícios pode trazer grandes benefícios ecológicos, ou seja, grandes benefícios para o meio ambiente. Também permite economizar custos e reduzir significativamente o consumo de energia.

Entre as medidas que você pode adotar, seja no momento da construção, ou mesmo em um projeto de reforma, é:

Fique atento às janelas

As janelas são um dos elementos-chave em qualquer edificação, pois além de nos permitirem usufruir da luz natural, são o ponto de troca térmica entre o interior e o exterior. 

A sua função é muito importante, e são parte fundamental do isolamento térmico. Em muitos casos depende das janelas para desfrutar de um ambiente interior agradável, pois ajudam a conservar o frio/calor que se gera na edificação e a isola do exterior.

Integração de energia renovável

A integração em edifícios de energias renováveis, como energia solar, energia geotérmica e aerotérmica, melhora o sistema de utilização de energia. Isso otimiza ao máximo os ganhos e perdas de energia. 

A energia solar e fotovoltaica pode satisfazer a totalidade ou parte dos gastos elétricos do edifício, contribuindo de forma muito eficaz para a redução dos custos e também das emissões de CO2. 

Melhora do isolamento 

Mudar as janelas e eliminar as chamadas pontes térmicas — que são pontos onde o calor ou o frio pode invadir uma edificação — representa uma melhoria na eficiência energética que ajudará a isolar a construção e aproveitar a luz natural dependendo da sua orientação. 

As edificações aumentam a sua eficiência energética se tiverem isolamento térmico nas fachadas, coberturas, tetos falsos e piso no caso de elementos horizontais no espaço exterior.

A posição do isolamento na fachada também é importante, pois quando este é revestido pelo lado de fora, todas as camadas ficam a uma temperatura próxima à do ambiente interno, melhorando notavelmente a eficiência térmica.

Substituição de iluminação 

O planejamento de pontos de luz e a substituição de lâmpadas ineficientes, como incandescentes ou halógenas, por outras de baixo consumo é uma das práticas menos onerosas e mais eficazes para a economia de energia. 

Os sistemas LED permitem economias entre 60% e 80% em comparação com outros modos de iluminação.

Leia também::: Você já ouviu falar em bioconcreto? Conheça esta inovação!

Tenha um edifício com boa eficiência energética

Como vimos, melhorar a eficiência energética da sua edificação não apenas reduz seus custos com energia elétrica, como também é bom para o meio ambiente.

E nesse aspecto, podemos ainda citar a coleta e o reaproveitamento da água da chuva, para uso em bacias sanitárias. Desta maneira, também estaremos promovendo melhorias sustentáveis na edificação.

Por isso, quando for construir, ou mesmo reformar sua edificação, converse com a construtora responsável para ver formas de ter o máximo de eficiência energética. Assim você terá economia em longo prazo, ao mesmo tempo que pratica ações sustentáveis.

Por fim, esperamos que tenham compreendido o que é, e como melhorar a eficiência energética da sua edificação. E para contar com uma construtora para um projeto sustentável, entre em contato com a M2A Engenharia.