Como fazer a gestão sustentável da água no canteiro de obras
A gestão sustentável da água é mais fundamental do que nunca, uma tarefa na qual todos os setores estão envolvidos, incluindo aí a construção civil.
De acordo com o Relatório sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos no Mundo, elaborado pela Organização das Nações Unidas, o uso da água aumenta em todo o mundo a uma taxa de 1% ao ano desde 1980, impulsionado pelo crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.
Além disso, projeta-se que a demanda global de água continue a aumentar a uma taxa semelhante até 2050, representando um aumento de 20 a 30% acima do nível atual de uso de água.
Nesse sentido, a palavra é economizar! Não apenas para reduzir custos, mas também para não desperdiçar este recurso tão importante. E no artigo abaixo, falamos mais sobre a gestão sustentável da água no canteiro de obras. Siga e confira!
Importância da água
A água é um elemento vital para o ser humano. O planeta é 71% coberto por água, dos quais apenas 2,5% é água doce, a mesma água que continuamos a poluir com o descarte de nossos resíduos.
Apesar disso, ainda não temos consciência de que nem todas as populações têm acesso a ela. Estima-se que 1 em cada 3 pessoas no mundo não tenha acesso à água potável para suprir suas necessidades.
Esta situação de abastecimento de água tem piorado cada vez mais nos últimos anos. O crescimento populacional, o adensamento das cidades e o desenvolvimento industrial são algumas das causas do aumento do consumo global de água.
E que devem ser hoje uma preocupação global para todos, pois estima-se que até 2025, dois terços da população do mundo viverá sob condições de estresse hídrico, ou seja, escassez de água.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa deve consumir em média 100 litros de água para atender às suas necessidades de consumo e higiene.
Leia também::: A importância da cadeia de suprimentos em uma obra
Como se faz a gestão sustentável da água nas obras?
Para se evitar o desperdício, é importante adotar medidas como a implementação de um sistema de gestão da água para monitorar o consumo nos canteiros de obras.
Isso inclui a gestão sustentável não só na construção, mas também nos sanitários, refeitórios e torneiras de lavagem para uso dos alojamento e instalar equipamentos hidráulicos adequados.
Divulgar o consumo mensal para conscientização dos funcionários e utilizar fontes alternativas (como provenientes de drenagem de terreno, da chuva e subterrâneas) também auxiliam, desde que feito sob condições específicas para garantir segurança e saúde.
Visando minimizar esses impactos futuros, algumas medidas podem ser tomadas ainda no projeto da obra, como por exemplo, escolher material de boa qualidade para o encanamento, evitando desperdícios futuros de água ou reparos recorrentes na obra.
Além disso, na construção de um edifício, por exemplo, pode-se implementar na estrutura um sistema de reuso de água de ar condicionado ou, de maneira mais simplificada, utilizar calhas para drenar as águas da chuva para um reservatório e utilizá-la para limpar o piso, regar as plantas, descargas de banheiros, etc.
Leia também::: O que é e como funciona o Lean Construction?
Tenha uma obra sustentável
Para conservar e preservar este recurso escasso, é fundamental promover o consumo sustentável, promover o uso de energias renováveis, melhorar os processos produtivos e utilizar água reciclada, entre outras medidas.
Cuidar desse recurso natural, o mais importante do planeta, é peça-chave na estratégia de instituições e entidades públicas, mas também de empreiteiras e construtoras em suas obras, seja na execução da obra, ou mesmo na elaboração de projetos já prevendo o reuso do recurso.
Aqui na M2A Engenharia temos grande preocupação com o uso racional da água e procuramos eliminar totalmente o desperdício durante a execução de obras. Para saber mais sobre nossos projetos, clique aqui e converse com nossos consultores!