Compartilhe:

Como economizar em obras: 7 técnicas

Não há maneira de contornar isso: os projetos de construção têm muitas peças e exigem muito tempo e dedicação antes de sair do papel. E um ponto chave é saber como economizar em obras.

Afinal, todo mundo conhece o velho ditado “tempo é dinheiro”. Então o que você pode fazer para garantir que seu projeto não se prolongue e ultrapasse o orçamento?

Sempre haverá solavancos e surpresas ao longo do caminho, com imprevistos surgindo nos momentos mais inoportunos. Mas ser pró-ativo é o nome do jogo. 

Por isso, preparamos um artigo com dicas para que você aprenda a economizar em obras, fazendo seu dinheiro render mais e atingindo o mesmo objetivo. Confira abaixo!

#1. Projete com eficácia

Trabalhar com um engenheiro ou arquiteto que projeta de maneira econômica desde o início é um bom sinal. 

As alterações feitas durante o processo de projeto são menos dispendiosas de implementar do que as feitas durante a construção. 

Pesquisar materiais de construção acessíveis com antecedência em conjunto com o arquiteto pode ajudar a cortar custos antes do lançamento da pedra.

Leia também:::  Quanto custa reformar um ponto comercial?

#2. Pesquise os preços

Economizar em pequenos custos aqui e ali pode fazer a diferença no longo prazo. Reserve um tempo para pesquisar os melhores preços de materiais e equipamentos. 

Embora você possa ter relacionamentos sólidos com fornecedores, é inteligente verificar o mercado e os preços dos concorrentes regularmente. 

Se outro fornecedor pode oferecer um negócio melhor, veja se sua empresa de referência pode atendê-lo pelo mesmo preço, ou então até cobrando menos.

#3. Faça o inventário de seus ativos

Reserve um tempo para criar uma lista de inventário de todas as ferramentas e equipamentos no local de trabalho. 

À medida que os funcionários assinam documentos de responsabilidade, você reduzirá perdas, roubos e desorganização. 

Desta forma é também possível conhecer o estado de cada ferramenta, sua depreciação, e de quanto em quanto tempo é necessário substituí-las.

#4. Reduza o desperdício de materiais

Encomendar a quantidade certa de materiais no momento certo é a chave para a redução de custos. 

Você eliminará a perda de material e o desperdício de mão de obra garantindo que os subcontratados sejam programados no momento certo e os respectivos materiais estejam onde precisam estar.

#5. Tenha uma programação inteligente

Programe sua equipe de trabalho com eficiência desde o primeiro dia. Ninguém quer poucos trabalhadores no local, ou muitos ao mesmo tempo. 

Você pode evitar pagar aos funcionários para ficarem parados e esperarem observando o progresso do trabalho, acompanhando o clima, avaliando a velocidade de cada trabalhador, contabilizando atrasos e muito mais.

Leia também::: Reformas corporativas: tudo que você precisa saber

#6. Considere estruturas pré-fabricadas e modulares

Não é uma solução para todos os canteiros de obras, mas se o seu projeto envolver uma estrutura bastante simples, você pode comprar um prédio modular ou pré-fabricado por uma fração do custo de aquisição de todos os materiais e de fazer o trabalho você mesmo.

A economia pode ser imensa. A construção pré-fabricada pode reduzir o tempo de entrega de um projeto em um terço, ou apenas exigir que você contrate alguns trabalhadores para o que normalmente seria um trabalho enorme.

O conceito é aplicável não apenas para estruturas, mas também para outras partes do projeto, como lajes pré-fabricadas e paredes externas. 

#7. Tenha a tecnologia como aliada

Entrando em 2022, não falta tecnologia no mundo. Olhe ao seu redor, somos inundados com novos aplicativos, programas e outros desenvolvimentos em uma base diária (se não mais frequente).

Para gestores de construção, usar as tecnologias mais recentes, incluindo BIM (modelagem de informações de construção), irá ajudá-lo a trabalhar de forma eficaz e eficiente e economizar dinheiro no longo prazo. 

O BIM auxilia no processo de projeto, planejamento, construção e gestão de edifícios e infraestrutura desde o início.

O BIM também é eficaz em manter todos os envolvidos atualizados com as informações corretas, o que, claro, é fundamental para a gestão de projetos.

Conte com uma empresa parceira

É claro que gerenciar uma obra de construção e estar atento a todos os detalhes nem sempre é fácil. Por isso, outra forma de economizar dinheiro em obras é por meio de uma empresa parceira.

Aqui na M2A Engenharia somos especialistas em engenharia civil, sendo reconhecida por importantes obras comerciais e industriais.

Somos especialistas na execução de obras de implantação e alteração de layout, reformas e manutenção de edificações, sempre preocupados em atender de forma diferenciada e exclusiva. 

Por isso, se deseja saber como economizar em obras, e ter um resultado final com alta qualidade e excelente acabamento, conte com a M2A Engenharia. Para saber como nos contratar, entre em contato com nossa equipe!