Como a construção off-site traz mais agilidade?
Há pouco mais de um ano, o mundo via maravilhado a China construir dois hospitais gigantescos em duas semanas para dar conta do avanço do Covid-19 no país. Para isso, usaram a chamada construção off-site, que garante muito mais agilidade às obras.
Esse modelo de construção permite que a obra possa iniciar fora do canteiro, agilizando o trabalho e evitando que fatores climáticos interfiram no cronograma. Além disso, permite que várias frentes possam ser criadas, tornando ainda mais rápida a conclusão dos trabalhos.
Para explicar mais sobre como funciona a construção off-site, e de que forma ela garante mais agilidade, confira o artigo abaixo!
O que é a construção off-site
A construção off-site é, basicamente, aquela que não é feita totalmente no canteiro de obras. Em geral, ela conta com peças pré-fabricadas em outros locais e que são apenas montadas no espaço final. Isso garante mais agilidade aos projetos.
As técnicas de construção off-site são amplamente utilizadas na indústria da construção com base no objetivo e nas características do projeto de construção. Por exemplo, em uma construção in loco, a técnica faz uso de métodos construtivos tradicionais, nos quais todas as obras e atividades construtivas são executadas sequencialmente.
Já na construção off-site, os componentes construtivos são fabricados na fábrica por meio de um processo ágil e de qualidade adequada, que depois são montados no canteiro de obras para se obter uma estrutura completa.
As vantagens da construção off-site
A construção off-site, também chamada de construção modular ou pré-fabricada, oferece várias vantagens que a tornam uma opção viável a se considerar.
O clima não interfere
A construção modular é feita (pré-fabricada) fora do local em uma fábrica, então o clima não pode retardar o processo de construção.
Pode ser transportada
Depois que a construção modular é concluída na fábrica, ela é transportada e montada no local.
Cronograma mais rápido
A construção off-site oferece cronogramas significativamente mais rápidos para os clientes. A equipe da fábrica pode trabalhar simultaneamente com a equipe local para agilizar os cronogramas.
Maior controle de qualidade
Como a construção off-site é produzida fora do local em uma configuração de fábrica controlada, o produto final resultante é excelente.
Mais segurança
Os riscos de segurança da construção off-site são menores do que os da construção no local. Devido ao ambiente de fábrica controlado, existem menos riscos de segurança para os trabalhadores.
Menos impacto
As comunidades são menos interrompidas com construções off-site. Uma vez que as equipes de trabalhadores não estão entrando e saindo dos bairros regularmente e criando ruído e perturbação para as empresas ou residências vizinhas. A construção oferece menos interrupção geral para a comunidade.
Menos energia
A construção off-site reduz o uso geral de energia. Com prédios construídos em uma fábrica, em vez de em vários locais da cidade, a energia é economizada no trajeto de ida e volta para o local onde o projeto de construção comercial está sendo construído.
Uma excelente opção
É claro que nem toda obra pode ser no estilo off-site, mas para prédios, edifícios e em alguns modelos de casa, isso é plenamente possível. E sua principal vantagem é a maior agilidade para conclusão do projeto.
Além disso, como mencionamos acima, vários outros aspectos positivos podem ser considerados ao optar pela construção off-site, e que impactam também diretamente no custo final da obra, a tornando mais barata.
E caso precise de ajuda com seu projeto, seja ele off-site ou no local, conte com a M2A Engenharia. Como especialistas na execução de obras, e também implantação e alteração de layout, reformas e manutenção de edificações.
Espero que tenham gostado do artigo sobre construção off-site. E se for construir, é só entrar em contato com a M2A Engenharia!