Compartilhe:

6 tendências para a construção civil em 2022

Assim como em outros setores do mercado, as tendências para a construção civil em 2022 deverão agregar cada vez mais a tecnologia e a sustentabilidade em seus projetos. 

Diante disso, este será um ano marcado por uma demanda crescente por  projetos sustentáveis. Primeiro, porque o cliente está cada vez mais consciente sobre a importância de preservar o meio ambiente. Segundo, porque a utilização de recursos sustentáveis possibilita otimizar custos e ainda oferecer um projeto ecologicamente responsável. 

No Brasil, essa situação não é exceção, e é por isso que estudar as tendências da construção civil em 2022 é uma ótima maneira de entender o que está acontecendo hoje e o que está por vir. 

No artigo abaixo, apontamos 6 tendências que serão cada vez mais comuns nos canteiros de obras e nos projetos de reforma de edificações. Confira!

1. Novas técnicas na construção sustentável

As alterações climáticas são agora uma das principais prioridades do setor. Isso fez com que as técnicas construtivas também evoluíssem nesse sentido, algo que continuará marcando 2022. 

Essa premissa afetará, não apenas os processos construtivos, com uma maior aposta no uso de recursos materiais sustentáveis, mas também no que diz respeito ao edifício construído ou reformado, apostando, em maior medida, em elementos como: 

  • Isolamento térmico;
  • Carpintaria de qualidade;
  • Materiais sustentáveis;
  • Sistemas de reserva de água;
  • Baixo consumo de recursos naturais;
  • Utilização de energias renováveis;
  • Entre outros;

2. Salto tecnológico 

Em 2022, a busca por técnicas e métodos que agilizem qualquer projeto de construção, sem desperdiçar recursos ou reduzir a qualidade, segurança e conforto da edificação, será a chave. 

E isso só se consegue com o apoio de novos sistemas tecnológicos como o BIM, uma metodologia de trabalho colaborativo para a criação e gestão de um projeto de construção. Ele visa centralizar toda a informação do projeto num modelo de informação digital. 

Tudo isso com um único propósito: eficiência na execução de obras de arquitetura e engenharia.

Leia também::: Como economizar em obras: 7 técnicas

3. Uso de elementos pré-fabricados

Os princípios de sustentabilidade estão colocando em destaque novos modelos de construção, como o pré-fabricado, baseado no projeto e fabricação automatizada dos elementos estruturais e não estruturais de um edifício. 

Os benefícios que proporciona a nível social, econômico e ambiental serão a base do seu sucesso este ano: otimização dos tempos de produção em até 50%, redução de custos em até 20%, redução do impacto ambiental da construção e criação de empregos muito mais especializados, seguros, atrativos e inclusivos. 

Este modelo aplica-se também a todo o setor da construção e, embora seja uma excelente solução para novos projetos de construção, também tem lugar na reabilitação.

4. Integração da tecnologia de impressão 3D 

A impressão 3D aplicada à construção consiste num conjunto de tecnologias de produção que permitem a criação de um objeto tridimensional, através da sobreposição sucessiva de camadas de determinados materiais. 

Devido à sua facilidade em trabalhar com detalhes, está se tornando um excelente método construtivo para edifícios mais artísticos, mesmo em construções localizadas em áreas com condições climáticas variáveis. 

Em 2021, vários projetos com impressão 3D foram lançados e 2022 seguirá uma tendência semelhante. 

5. Estética e design, também em fachadas exteriores

Todo este compromisso acrescido com a sustentabilidade e a inovação tecnológica não contraria a estética. Assim como a decoração de interiores ganhou um papel preponderante nas últimas décadas, o design marcante das fachadas dará o salto este ano. 

Aliás, já é possível personalizar totalmente a área exterior de um edifício por meio da aplicação de diferentes tipos de materiais: 

  • Rebocos (orgânicos, minerais, silicatos, etc.);
  • Grés porcelânico em diferentes formas de apresentação (compacto, extrudido, grande formato);
  • Cerâmicas de várias cores e superfícies (lisas, rugosas, plásticas, etc. ); 
  • Pedra natural de diversos tipos (arenito, dolomita, etc.);
  •  Vidro, em diferentes tonalidades e tratamentos;

6. Espaços mais flexíveis, multifuncionais e luminosos 

A população dá mais importância do que nunca aos espaços em que vive e trabalha, logo o estilo de vida das novas gerações tem prevalecido tanto em ambientes residenciais quanto comerciais e, portanto, de trabalho.

No caso de escritórios, a tendência é serem escolhidos espaços abertos seguindo o design biofílico. A arquitetura residencial, por sua vez, jogará com as noções de multifuncionalidade, versatilidade e modularidade em espaços abertos, para se reinventar em poucos momentos.

Leia também::: Qual a importância e os impactos do planejamento e controle de obras?

Aproveite as tendências para a construção civil

Na hora de desenhar projetos comerciais e residenciais, é fundamental estar por dentro das tendências para a construção civil. Isso porque muitas técnicas podem ser aplicadas na obra para otimizar resultados e proporcionar uma entrega ainda melhor.

Aqui na M2A Engenharia, estamos sempre atentos às novas tendências e procuramos levar tais soluções aos nossos clientes, para que seus projetos de construção ou reforma já reflitam a realidade atual. Se você quer saber mais, entre em contato e converse sem compromisso com nossos consultores!

Esperamos que tenham gostado do artigo com as tendências para a construção civil em 2022 e, para aprofundar mais seu conhecimento sobre o tema, confira também nosso artigo 5 tendências de design para escritórios.