Compartilhe:

5 tendências de design para escritórios

Em um novo ano que se inicia, é normal alguns pontos em um escritório serem revistos, e o design do espaço é um deles. 

Uma grande tendência é que o ambiente seja pensado de forma estratégica, para que estimule o potencial da equipe de acordo com o potencial de cada um. 

Com certeza você pretende, alinhar e estimular a sua equipe, certo? Além de trabalhar essas questões de forma técnica é possível realizar este estímulo através do ambiente. 

E a transformação do local pode te ajudar nisso, por isso separamos algumas dicas e tendências de design para escritórios que podem te ajudar nisso. 

  1. Construção off-site

A construção conta com peças que são pré-fabricadas em outros locais e que serão apenas montadas no espaço final. Elas podem ser utilizadas e uma construção in loco, a técnica faz uso de métodos construtivos tradicionais. 

Elas garantem processo ágil e de qualidade adequada, podem ser transportadas, gastam menos tempo, e com isso menos impacto durante o processo de construção. E ainda trazem segurança e economia de energia para o local. 

  1. Uso de cores como forma de estímulo

O uso de cores também é uma possibilidade interessante, já que móveis coloridos, que passem uma boa imagem devem fazer parte de qualquer projeto de escritório moderno.

As cores podem ser usadas de diversas formas, como em estações de trabalho, mesas executivas e cadeiras ergonômicas em tons neutros e trabalhar o uso das cores no mobiliário colaborativo, como pufes, sofás, poltronas, bancos, entre outros.

E ainda em materiais acústicos, como painéis de teto ou de parede, tapetes, carpetes, luminárias, enfim, o importante é trabalhar um conjunto de cores harmoniosas para o projeto como um todo, considerando a imagem e cultura da empresa. 

Quer saber quais as melhores cores para ambiente corporativo, acesse este conteúdo completo sobre a psicologia das cores e seu efeito nos ambientes corporativos. 

  1. Espaços para atividade focada

Existe uma tendência de espaços abertos nos escritórios, e com isso o fim das divisórias para promover maior interatividade da equipe, mas que também cria a necessidade do projeto contemplar algumas áreas para atividade mais focada. 

Até mesmo pelo fato de que em alguns momentos o colaborador precisa ficar concentrado, livre do barulho, para poder desenvolver o seu trabalho. Ou um espaço para pequenas reuniões.

Em muitos espaços estão sendo instalados as “cabines acústicas“ que garantem espaço, conforto auditivo e uma limitação visual para colaborar com as atividades que necessitam de concentração, como atender telefonemas, desenvolvimento de planilhas, videoconferências, reuniões mais informais, entre outras. 

  1. Móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais também já foram adotados por diversas empresas e eles se tratam de móveis que podem se transformar em outras coisas. 

Como por exemplo, estantes que viram mesas, mesas que se transformam em bancos e assim por diante.

A intenção de utilizar estes móveis é deixar o ambiente ainda mais flexível e pronto para receber mais uma ou duas pessoas, caso seja necessário.

Há até mesas de trabalhos que podem se transformar em mesas para refeição ou para reunião. Flexibilidade é tendência na decoração de escritórios

  1. Espaços cênicos sustentáveis

Cada vez mais os locais e pessoas estão se  aproximando dos objetivos de sustentabilidade. 

E não apenas empresas que estão lutando por controlar as emissões líquidas de carbono zero, mas também para alcançar locais de trabalho que sejam positivos, e que criem um impacto positivo no ambiente e no bem-estar dos trabalhadores. 

A eficiência energética é importante, assim como o design de interiores, para aproveitar a luz do dia para reduzir a dependência da iluminação artificial. 

Assim, mais escritórios serão construídos com materiais sustentáveis de fornecedores locais, economizando com energia elétrica, e com equipamentos, ainda trazendo um ambiente mais agradável a todos. 

Agora que você já conhece mais sobre as tendências de design para escritórios é hora de colocar a mão na massa e promover as mudanças em seu espaço corporativo.

Como este artigo que você acabou de ler, em nosso blog temos muitos outros sobre reforma, custos e muito mais, acesse e conheça mais sobre quanto custa reformar um ponto comercial.

Conheça também nossas redes sociais, no facebook e no instagram você encontra nossos cases de sucesso, dicas e novidades do mundo da engenharia, arquitetura e reformas.