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5 dicas para fazer uma reforma comercial eficiente

Quando as circunstâncias mudam, o espaço do empreendimento deve se adaptar às novas necessidades. E quando isso acontece, a reforma comercial deixa de ser um luxo, e se torna algo necessário para o futuro do negócio.

As reformas comerciais podem dar aos seus funcionários o impulso necessário para aumentar a produtividade da empresa em geral, ao mesmo tempo em que melhora a percepção do cliente. 

Mas é preciso ter em mente que um projeto de reforma precisa ser planejado para que tudo corra da forma mais tranquila e dentro do prazo previsto. E para que esse sucesso seja alcançado, preparamos o artigo abaixo com dicas de como fazer uma reforma comercial eficiente. Confira!

1. Analise seu projeto e seu orçamento

Como é lógico, para reformar um estabelecimento comercial, a primeira coisa que você deve gerenciar é o seu orçamento. Nesse sentido, você deve dividi-lo nos seguintes pontos-chave:

  • Licenças e documentação;
  • Reforma estrutural do local;
  • Decoração de interiores e móveis;
  • Reforma da fachada;
  • Orçamento extra para imprevistos;
  • Evento de abertura e promoção;

É evidente que tudo vai depender do que você quer focar, mas essa distribuição seria adequada caso a reforma das instalações fosse abrangente. 

O mais importante é ter sempre um extra reservado para contingências, pois ajudará a cobrir as oscilações ou imprevistos que possam ocorrer. 

Também não devemos subestimar o evento de abertura e a promoção que você faz da reabertura. O objetivo é deixar uma primeira impressão espetacular para impactar os clientes.

Por fim, e se possível, procure fornecedores que ofereçam materiais a um bom preço. Desta forma, você economiza algum dinheiro evitando intermediários.

2. Pesquise referências bem-sucedidas

Outra dica para reformar um estabelecimento comercial é procurar referências interessantes. Analise seu setor e quais empresas são bem-sucedidas nele. 

Observe como são suas instalações, visite-as e tome notas. Claro, não se trata de copiar, mas de se inspirar. Alguns fatores aos quais você deve prestar mais atenção são:

  • O layout das instalações e seu tamanho;
  • Os materiais e cores predominantes;
  • O caminho que o cliente faz desde a sua entrada até à sua saída após efetuar uma compra;
  • A vitrine (caso tenha);

Se você vai comprar um local comercial com a intenção de reformá-lo, tenha em mente esses pontos. Assim, você pode selecionar o ambiente que melhor se adapta à sua atividade.

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3. Pesquise tendências em design de interiores e exteriores

A partir do item anterior, você deve investigar as tendências em design, tanto de interiores quanto de exteriores. No entanto, aqui é importante que você não se deixe levar pelo que está excessivamente na moda. 

O melhor conselho que podemos dar aqui é que, dentro do que é popular no seu setor, procure um estilo atemporal. Por exemplo, as lojas da Apple, Nespresso ou Starbucks são caracterizadas por isso. 

Independente de quantas reformas essas lojas fazem em suas instalações, elas sempre permanecem reconhecíveis e atuais, pois se concentram em um estilo claro.

Se você trabalha em um setor mais de tendência, como moda, então analise os valores da sua marca. Com base nisso, escolha um estilo de design que represente sua marca de forma imaculada. 

É algo que a Zara faz muito bem. Apesar de ter passado por inúmeras mudanças no design de suas lojas (pelo menos 1 a cada dois anos), eles sempre respeitam o design que os tornou icônicos em primeiro lugar.

4. Faça um esboço do seu projeto

Para reformar um estabelecimento comercial, também será necessário realizar um anteprojeto. Independente se você é ou não um especialista, o importante é ter iniciativa e visão. 

Com todos os itens acima em mente, faça um esboço de como você deseja que seu negócio seja. Desenhe um plano, faça uma colagem com imagens das coisas que deseja ter, indique os materiais, o tipo de mobiliário, etc. 

Ao conversar com a empresa que será responsável pela reforma comercial, ajudará ambos a elaborar um plano comum que o torne viável.

5. Escolha uma empresa de reforma comercial

Agora que você tem tudo esclarecido, é hora de escolher a empresa de reforma comercial. Para isso, analise o trabalho que eles fizeram e, se possível, visite-os. Procure opiniões e referências e peça um orçamento sem medo. 

Compare e avalie para obter a melhor opção. Não confie em tons excessivamente comerciais e procure a proximidade de um profissional que o aconselhe. Para isso, o melhor é investir em uma empresa consolidada que sabe que a reforma do seu espaço comercial será uma vitrine de seus serviços e bom trabalho.

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Conte com a M2A Engenharia

Ao seguir estes 5 passos acima, você terá certeza que fez uma boa escolha e o resultado da sua reforma comercial será incrível. E como mencionamos no último tópico, é fundamental que a empresa que irá executar a sua reforma tenha experiência na área.

A M2A Engenharia tem mais de 17 anos de atuação em reformas comerciais, com vários cases de sucesso de diversos clientes atendidos. Além disso, contamos com uma equipe altamente qualificada, que se caracteriza por uma entrega rápida, sem cobranças extras e atendimento personalizado.

Portanto, se você deseja uma reforma comercial eficiente, conte com a M2A Engenharia! Para saber mais, confira tudo o que podemos fazer por você!